v
 

Documento sem título

 


Documento sem título
PORTAL DE M. VERDE

Associação Comercial

Câmara M. Camanducaia 

Cartão Postal - Mte. Verde

Edições anteriores
Emancipação

Fale conosco

Fórum moradores
Fotos da Cidade
História de Mte. Verde
Horário de ônibus

Hotéis-Mte. Verde

Índice por assunto

Mapa das trilhas

Mapa das ruas
Mapa de Localização
Prefeitura/Camanducaia
Zé Verdinho/prefeito
ROTEIROS
Gonçalves
Cachoeira dos Pretos
Campos do Jordão
SERVIÇOS
Câmara Federal
CEP

DETRAN-SP

Direito - portal

Lista telefônica
Esoterismo - portal

Receita Estadual-MG

Receita da Fazenda

Senado Federal
Tribunal Sup. Eleitoral

Sup. Tribunal de Justiça
Sup. Tribunal Federal
Tribunal de Contas-MG
BANCOS
Banco Real
Bradesco
Caixa Federal
Banco Itaú
Banco do Brasil
Nossa Caixa-SP
Unibanco
IMPRENSA
Fórum de imprensa
Jornais Brasileiros
Jornal dos Bairros-SP
Voz da Terra-Assis-SP
PORTAL REGIONAL
Cachoeira dos Pretos
Camanducaia-dados
Camanducaia - história
Prefeitura-Cambui-MG
Prefeitura de Extrema

Jornal de Monte Verde
MG-Brasil 

 

- Bem-vindo !

Pesquisa sobre a data correta
da fundação de Monte Verde

FÓRUM MONTE VERDE / CAMANDUCAIA 21 DE AGOSTO DE 2.006
De: Roberto Stikan
Cidade: Monte Verde. Estado: MG.  País: Brasil
Para: Fórum de Moradores

Assunto: História de Monte Verde - evitar erros

 Prezado Sr. Egydio.
Li a reportagem publicada no Voz da Terra / Monte Verde sobre o falecimento do nosso querido "Vô Verner". Agradeço, em nome da família a atenção e o carinho manifestados. Também me coloco mais uma vez, como sempre estive, à sua inteira disposição e da sua equipe de reportagens, para eventuais esclarecimentos que se façam necessários para eventuais futuras matérias relacionadas à história dele e de Monte Verde. Forte abraço,
Roberto Stikan.
Caro Roberto:
Se há alguma interpretação incorreta em qualquer das matérias publicadas em Voz da Terra on line sobre o Sr.Verner ou história de Monte Verde, favor informar para que eu as retifique imediatamente.
Abçs. Egydio

FÓRUM MONTE VERDE / CAMANDUCAIA 29 DE AGOSTO DE 2.006
De: Roberto Stikan
Cidade: Monte Verde. Estado: MG.  País: Brasil
Para: Fórum de Moradores

Assunto: Expõe idéias para pesquisa sobre a data de fundação de Monte Verde

Olá Sr. Egydio.

Desculpe a demora em retornar.
Estou enviando, em anexo, uma cópia da reportagem publicada no Voz da Terra, onde tomei a liberdade de fazer alguns comentários, inserções no texto publicado. Escrevi em outro "tipo" e cor, para facilitar a identificação. São alguns comentários que julguei mais importantes.
Meu objetivo não é contestar nada, ao contrário. Estou de acordo com mais de 90% do que tem sido publicado. Apenas gostaria de colaborar na discussão sobre a fundação e história de Monte, inclusive em razão da longa convivência com o Sr. Verner Grinberg, com a família e com pioneiros de Monte Verde.
Sinto-me na obrigação de contribuir com as informações que possuo. Quero me colocar à sua disposição para ajudar no que puder na pesquisa histórica sobre a nossa cidade para que os fatos históricos sejam os mais precisos e fiéis possíveis. "Voz da Terra:
A exploração da fazenda e os primeiros loteamentos
Em face do interesse de amigos e parentes em residir também na região, em 29 de novembro de 1.950, vendeu os dois primeiros terrenos, de dois alqueires cada um, foram vendidos, conforme escritura lavrada no 2.º Tabelionato de Camanducaia, conforme pesquisa feita pelo jornal Voz da Terra e é considerada a data de fundação de Monte Verde..."
Roberto Stikan:  O próprio Sr. Verner, considerava julho de 1954, quando vendeu o primeiro lote urbano, o início da transformação de uma fazenda em uma “cidade”. Para ele, a venda de um pedaço de terras rurais era simplesmente um desmembramento da fazenda, onde tanto uma parte quanto outra, continuavam rurais.
Os compradores deste primeiro lote urbano (contrato de compromisso de venda e compra numerado “número 1” pelo Sr. Verner) foram Guenther e Margarite Wunderlich. Ele, falecido há poucos anos. Ela, após o falecimento do marido, retornou à Alemanha.
"Voz da Terra: A primeira doação de terreno para ser utilizado pela comunidade, segundo Verner Grinberg, foi para a Escola e Parque Florestal. De fato na escritura lavrada em 10-09-1.971, no 2.º Tabelionato de Camanducaia, consta à doação de terrenos para o Estado de Minas Gerais: “O primeiro à instalação de estabelecimentos escolares e o segundo a conservação do Parque Florestal”. Consta também da escritura “que a presente doação é efetivada em termos de agradecimentos ao Estado de Minas Gerais pela imediata construção da Estrada Rodoviária, ligando a Vila de Monte Verde à Rodovia Fernão Dias...
A primeira residência construída em um dos loteamentos foi do leto, Sr. Krists Abols, que segundo Verner na época, quem construísse a primeira casa ganharia um lote de terra. Assim foi e o local escolhido é onde se acha hoje o Hotel Monte Verde (???)
Opinião de Egydio Coelho da Silva sobre o assunto
Caro Roberto:
Para que esta troca de idéias seja mais explícita, quero esclarecer que entendo a busca da data exata de fundação de uma comunidade deve se basear em pesquisa para encontrar o mais antigo documento que prove que essa comunidade existia.
E que já era um grupo social localizado, ainda que pequeno, mas que, inclusive, tinha alguns costumes e objetivos comuns.
Parece-me que o fato de serem glebas grandes, mais chácaras do que lotes urbanos, deve também ser levado em consideração, muito embora as cidades sempre se iniciam na zona rural.  
As informações que você envia a este Fórum são valiosas para continuar a pesquisa histórica em Monte Verde.
Lembro-me de ter argumentado com o Sr.Verner de que eu entendia que "Monte Verde começou a nascer" , quando ele vendeu os dois primeiros terrenos em 29 de novembro de 1.950 e ele concordou com a minha argumentação.
Mas sua interpretação, com base também em depoimentos do Sr. Verner, de que a venda desses dois primeiros terrenos não tiraram a condição de fazenda do local parece-me bastante lógica e aceitável.
Nas minhas pesquisas históricas de bairros de São Paulo e cidades do interior de São Paulo me firmaram a convicção de que a  data mais correta, que caracteriza o nascimento de uma comunidade, é quando surge bem público, que prova que já existe um grupo de famílias que ali vive em comunidade.
Talvez a data mais correta que caracterizaria a existência da "comunidade monteverdense" fosse a doação do terreno do terreno para a Escola Estadual em 10 de setembro de 1.971.
Melhor mesmo seria pesquisar sobre a inauguração da Igreja Batista, que seria prova indiscutível de que, nessa data, já existia aqui realmente uma comunidade ativa. Salvo se sua inauguração tenha sido posterior a doação do terreno para a construção da escola estadual.
Mas vamos continuar essa discussão que é salutar e mostra a seriedade como o assunto é tratado, na busca da verdade histórica.
Grato pela colaboração e abraços. Egydio Coelho da Silva

 

Documento sem título
LOGIN
Usuário:
Senha:
Documento sem título
TEMPO
Documento sem título
COTAÇÕES

Documento sem título
PARCEIROS
© Copyright 2003 Jornal Voz da Terra Monte Verde-MG ® - Todos os direitos reservados