VOZ DA TERRA
Jornal de Monte Verde 
 

Diretor Responsável: Egydio Coelho da Silva - Editor: Renato Coelho da Silva
Rua dos Eucaliptos, 75 - Monte Verde - Camanducaia - MG - Brasil
Fale Conosco


FÓRUM DE MONTE VERDE / CAMANDUCAIA

 

- Bem-vindo !

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 16/04/2014

De: Daniel Mota.

Cidade: Joanópolis. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia


Fui criado aí em Monte Verde; eu gostaria de saber como faço para ir ao bairro do Quilombo, pois tenho parentes que moram lá. Agradeço a sua atenção.

Prezado Daniel,

A entrada para o bairro do Quilombo fica na Estrada de Monte Verde, próxima ao km 13.

Tenho curiosidade em saber a história do bairro principalmente pelo nome "Quilombo", que me leva a crer que no início foi uma comunidade de escravos fugidos.
Se você ou algum participante deste Fórum souber, gostaria que me informasse.

Alguns nomes na região lembra o período histórico da escravidão no Brasil. Exemplo é a Cachoeira dos Pretos, mas, segundo informações de antigos moradores da região, o nome Cachoeira dos Pretos se deve aos antigos proprietários, cujo sobrenome era "Prets" e o nome correto seria Cachoeira dos Prets.
Na informação boca a boca o nome virou Cachoeira dos Pretos e a imaginação popular ainda criou várias lendas sobre a cachoeira. E uma delas diz que dos altos da Cachoeira dos Pretos os proprietários de escravos os jogavam cachoeira abaixo para castigá-los.

Abs. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 23/04/2014

De: Vicente Forlenza Neto.

Cidade: Monte Verde. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia


Caro Egydio
Segue em anexo carta enviada ao Senado pelo arquiteto Edgard Salemi (texto abaixo), presidente do PMN de Camanducaia com intuito de modificar a Lei das emancipações, especificamente para os distritos estâncias.
Espero com isso demonstrar que não estamos parados e tão pouco concordamos com o péssimo tratamento que a Prefeitura de Camanducaia nos dispensa.
Nosso partido p PMN de Camanducaia não concorda com a postura do Congresso Nacional que descrimina os municípios brasileiros dando um tratamento discriminado à regiões Sul e Sudeste. Sds

"Sen. Antônio Carlos Valadares
Prezado Senador

 

As poucas estâncias climáticas e turísticas ainda distritos não emancipados, estão sofrendo nas mãos dos executivos dos Municípios-Sede, pois as verbas a elas destinadas pelos órgãos climáticos e turísticos nunca chegam as suas mãos.
São bloqueadas pelos prefeitos que não as repassam as estâncias climáticas e turísticas, deixando-as órfãs e carentes.
Essas estâncias climáticas e turísticas com mais de

F6.000 habitantes fixos e outro tanto de turistas, tem condições de se auto sustentarem. Propomos que seja incluído um artigo no novo Projeto de

Emancipação dos Municípios que conste:
“Todas as estâncias climáticas e turísticas com mais de 6.000 habitantes fixas que comprovem a capacidade de auto sustentação poderão ser emancipadas.”
Isto viria tirar os grilhões exercidos pelos “Municipos-Sede” e daria autonomia e desenvolvimento para essas Estâncias que tem potencial para tanto.
Estamos a sua disposição.
Atenciosamente
Arq° Edgard Salemi
Presidente do PMN – Camanducaia – MG"

Prezados Vicente e Edgard,

Embora política e juridicamente seja muito difícil conseguir o que seu partido, o PMN, pleiteia, parece-me importante obtermos uma manifestação do prefeito

de Camanducaia, Edmar, sobre as críticas que vocês fazem ao procedimento em geral dos prefeitos com relação aos distritos que são destinos turísticos.

Assim sendo, enviei ao Prefeito Edmar a seguinte mensagem baixo:
"Prezado prefeito Edmar,
Recebi o texto acima para publicar em nosso jornal impresso e on line e também no Fórum dos moradores de Monte Verde/Camanducaia.
Para que nossos leitores fiquem bem informados, solicitamos a gentileza de sua manifestação sobre o assunto a qual também será publicada com o mesmo destaque.
Antecipadamente grato,
Egydio Coelho da Silva, diretor do jornal  Voz da Terra impresso e on line".

Em tempo:
Em entrevista que fiz com o Chefe de Gabinete do Prefeito e Secretário Municipal de Turismo, Bruno Alves da Rosa, obtive a informação de que iria conversar com o Prefeito Edmar, para saber se se manifestará sobre a mensagem acima.
Porém, adiantou que não é norma do Prefeito responder para evitar polêmica e até o momento e

em que eu redigia este texto não havia chegado  nenhuma manifestação do Prefeito de Camanducaia.

 

 

Clique aqui e veja as mensagens anteriores deste Fórum

Primeira página de Voz da Terra - Monte Verde-MG

 

Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum (por email)

Partici pe ou fale Conosco de qualquer computador

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

Normas adotadas pelo coordenador do Fórum MV/Camanducaia:

1) Oferecer ampla liberdade a todos os participantes na escolha do assunto para informação, opinião, reivindicação.

2) Para não criar inimizades e problemas jurídicos para quem escreve e para o jornal, o Coordenador excluirá as partes dos textos, que contenham:

a) ataques pessoais, ironias ofensivas e denúncias infundadas, especialmente contra pessoas que não exercem cargo público;
b) O Coordenador, quando dispor de tempo e o assunto exigir, fará comentários e explicações sobre o texto a ser repassado e disponibilizado na Internet;


1) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email para:
vtmv@monteverdemg.com.br,  que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque.

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”. Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA).
 

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

 

© Copyright 2003 Jornal Voz da Terra Monte Verde-MG ® - Todos os direitos reservados