VOZ DA TERRA
Jornal de Monte Verde 
 

Diretor Responsável: Egydio Coelho da Silva - Editor: Renato Coelho da Silva
Rua dos Eucaliptos, 75 - Monte Verde - Camanducaia - MG - Brasil
Fale Conosco


FÓRUM DE MONTE VERDE / CAMANDUCAIA

 

- Bem-vindo !

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 08/03/2014

De: João de Oliveira Batista.

Cidade: São José dos Campos. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 
Boa tarde Egydio,

Boa tarde Sueli, tenho acompanhado as notícias de Monte Verde. Sou de São Francisco Xavier e cresci com as histórias ou estórias da Mantiqueira. Hoje li a história do negrão do mato que muito mexeu com minhas recordações.

Prezado João,

De fato, a pesquisa que a jornalista Sueli Silva fez sobre a história lendária do Negrão do Mato é muito emocionante e mexe com a imaginação popular. Destaco trecho da matéria feita pela Sueli abaixo (na íntegra se encontra na página:

www.monteverdemg.com.br/

vozdaterra/

vm_historia_ponciano.asp

"Histórias de quem
conheceu o Negão da Serra
Texto de Sueli Silva

 

Quem viveu naquela serra misteriosamente foi o Negão da Serra, ou seja, um homem alto, forte, destemido e corajoso, que mais tarde foram saber que seu nome era José Benedito e paulista da região de Amparo.

A história do Negão pelas serras do Ponciano não se sabe quando começou e nem porque.
Tudo que se sabe sobre o Negão da Serra foi colhido através de depoimentos de pessoas como o senhor Sebastião Nunes, seu Benedito Carlos, Tio Nassif e o seu Mateus dono de um barzinho.
É neste boteco que a turma de violeiros se encontram para cantar suas modinhas e relembrar o passado.
Outro lugar que eles se reúnem é a garagem do seu Zé do Gás. Toda santa sexta feira estão lá os violeiros e sanfoneiros para mais uma seresta.
O misterioso Negão da Serra vivia num rancho feito por ele mesmo na serra.
Tinha os pés calejados de tanto andar a pé, as mãos ressecadas da lida, rosto e pele marcada pelo sol forte das montanhas.
Ele sobrevivia do leite das vacas do vizinho, do farelo de trigo dos cochos, tirava o leite das cabritas que subiam a serra e tirava o proveito de tudo que estava a sua volta.
Porém, mesmo fazendo na calada da noite,

escondido de todos em horários duvidosos, o Negão da Serra pagava por tudo que consumia.
Ao acordar o vizinho tinha a surpresa de todo o seu terreno carpido pelo Negão, ele fazia questão de trocar o seu alimento pelo trabalho enquanto todos dormiam.
A rotina do Negão da serra era diferente de toda sua vizinhança.
Ele dormia durante o dia enquanto havia sol e o tempo estava quente. Durante a noite o Negão andava para aquecer do frio abaixo de zero que fazia na serra onde vivia.
Era durante a noite que providenciava o seu alimento e trabalhava carpindo os terrenos vizinhos, tirando o leite da vaca, dividindo o farelo do cocho com os animais e etc.
A sua cama era quase sempre em cima de uma árvore para escapar das onças".
 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 08/03/2014

De: Paulo Nogueira Leite Filho.

Cidade: Camanducaia. Estado: MG. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 

Sr. Egydio,
Soube que o Governo Estadual viabilizará sinal de celular em 57 distritos do Sul de Minas e que mais de 80 mil pessoas passarão a contar com o serviço até o fim do ano.
Tratar-se-ia de um programa do Governo do Estado de Minas Gerais, que  vai viabilizar sinal de telefonia celular para 57 distritos que ainda não tinham antenas para fornecimento do serviço no Sul de Minas. Você tem alguma informação sobre isso?

Prezado Paulo,

Em ano eleitoral essas notícias surgem em quantidade enorme, mas pouca coisa se torna realidade.

Monte Verde já tem há tempos sinais regulares e bons de celular, mas, ao longo da Estrada

Monte Verde (que em alguns trechos  parece até avenida em razão da sua ocupação) em muitos trechos não há sinal ou muito ruim de celular. Trata-se de uma omissão das autoridades, inclusive de deputados que recebem votos na região.

Tomara que eu esteja enganado e que o problema de sinal de celular ao longo da Estrada Monte Verde venha a ser regularizado.

Abs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 11/03/2014

De: Luciana e Osmar Soares.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 
Gostei muito da cidade, mas acho que deveria haver alguma fiscalização sobre a qualidade de comida e os preços exorbitantes cobrados por alguns restaurantes em Monte Verde. Acho que este tipo estabelecimento vive de turistas que vão a primeira vez à cidade, pois com certeza não viram freguês de restaurantes que servem mal e cobram caro pelos serviços.

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 24/03/2014

De: Walter Cunha Monacci.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 
Sr. Egydio,
A propósito da mensagem de Luciana e Osmar Soares, há poucos dias postei o texto abaixo no Facebook, em um post feito no grupo Comissão Comunitária de Eventos de Monte Verde:
"Amigo Tiago Mentor, estive em Águas de Lindoia no reveillon e agora no carnaval. Em um ótimo restaurante, um filet com arroz e fritas para duas pessoas (e mais o João Pedro), muito bem servido e com dois ou três refrigerantes, gerou uma conta de R$ 62,50. O mesmo consumo em outro restaurante, R$ 66,00. Monte Verde tem muito a aprender ainda..."
Um forte abraço.
 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 25/03/2014

De: Luciano Pereira.

Cidade: Florianópolis. Estado: SC. País: Brasil

 

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia


Bom dia, Sr Egydio,

 Apesar de não nós conhecermos queríamos a sua opinião.
Minha Esposa é formada em artes visuais tem pós graduação, meu filho com 16 anos já se formou no 2º grau e fala e escreve fluentemente inglês, eu sou vendedor de veículos será que nós conseguiríamos nos estabelecer em empregos na região de Monte Verde ou Camanducaia, pois estamos vendendo nosso apartamento que fica em uma praia de Floripa que e a praia dos ingleses e já vimos pela Internet algumas casas,e gostaríamos da sincera opinião do Sr pois já percebemos que o Sr e uma pessoa de caráter honesto e o respeitamos muito ficaria agradecido com o retorno desta um forte abraço ao Sr e o povo de Monte Verde,e fique na paz de Jesus.

Prezado Luciano,

Agradeço sua confiança. Infelizmente não sei se poderei ajudá-lo com informações corretas.

Há uma máxima que diz: é melhor não ter informação nenhuma do que ter informação não confirmada.

Portanto,  o mais seguro é você se programar para vir a Monte Verde e ficar aqui no mínimo quinze dias estudando as possibilidades.

Em princípio, Monte Verde está em franco progresso e Camanducaia também, inclusive cidades vizinhas como Cambuí, Extrema e Itapeva. Acho que você terá sucesso aqui na Região, pois  há no momento muita oferta de empregos.

Abs. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 31/03/2014

De: Sueli Silva.

Cidade: Cambuí. Estado: MG. País: Brasil

Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia


Oi Sr. Egydio tudo bem?
Gostaria de saber oq foi feito daqueles quadros que eu e D. Mira resgatamos da história de MV. Gostaria que ficassem nas mãos de quem realmente cuidasse e colocassem em exposição em algum lugar na avenida. Saudades eternas de todos aí de Monte Verde.

Cara Sueli,

De fato os quadros com uma boa seleção de fotos, que você e D. Mira fizeram foi bem caprichada e seria pena perder esse trabalho.
Felizmente, a maior parte dos quadros eu entreguei a Susi da Chácara Adélia e alguns ainda estão na sede do jornal.

Acho apenas que falta complementar seu trabalho colocando legendas nesses quadros. E isso é até um pouco urgente, pois algumas  pessoas que conhecem os moradores antigos dessas fotos ainda estão vivas e poderão colaborar.

Uma exposição de fotos antigas seria uma atração turística a mais, principalmente se for feita no aniversário de Monte Verde.
Abs.
Egydio Coelho da Silva

 

 

 

Clique aqui e veja as mensagens anteriores deste Fórum

Primeira página de Voz da Terra - Monte Verde-MG

 

Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum (por email)

Partici pe ou fale Conosco de qualquer computador

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

Normas adotadas pelo coordenador do Fórum MV/Camanducaia:

1) Oferecer ampla liberdade a todos os participantes na escolha do assunto para informação, opinião, reivindicação.

2) Para não criar inimizades e problemas jurídicos para quem escreve e para o jornal, o Coordenador excluirá as partes dos textos, que contenham:

a) ataques pessoais, ironias ofensivas e denúncias infundadas, especialmente contra pessoas que não exercem cargo público;
b) O Coordenador, quando dispor de tempo e o assunto exigir, fará comentários e explicações sobre o texto a ser repassado e disponibilizado na Internet;


1) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email para:
vtmv@monteverdemg.com.br,  que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque.

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”. Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA).
 

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

 

© Copyright 2003 Jornal Voz da Terra Monte Verde-MG ® - Todos os direitos reservados