VOZ DA TERRA
Jornal de Monte Verde 

Diretor Responsável: Egydio Coelho da Silva - Editor: Renato Coelho da Silva
Rua dos Eucaliptos, 75 - Monte Verde - Camanducaia - MG - Brasil
Fale Conosco
- Bem-vindo !
FÓRUM DE MONTE VERDE / CAMANDUCAIA
 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 03/NOVEMBRO/2010
De: Zico do PT.
Cidade: Monte Verde. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

Caro Egydio,
A Suíça Brasileira deu 77% dos votos válidos para o Serra, São Matheus deu 76% à Dilma, a Sede mais bairros rurais deram 56% à Dilma. No geral Dilma ficou com 52,18% e Serra com 47,82% dos votos válidos. Dilma: 6.278. Serra: 5.755. Um Abç. Zico do PT.

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 03/NOVEMBRO/2010
De: Vicente Forlenza Neto.
Cidade: Monte Verde. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

A
baixa quantidade de feriados prolongados em 2011 pode afetar nossa economia.
Todos os municípios brasileiros com vocação turística terão o mesmo problema.
A diferença é que a maioria dos municípios não tem a precariedade em infraestrutura que temos. Nossas ruas são uma vergonha, não temos o esmero que Gramado, Canela, e ou Treze Tilhas têm.
Os municípios cientes deste capricho do calendário certamente já estão preparando eventos para compensar este problema. E nós aqui em Monte Verde o que estamos fazendo! Nada! Nunca tivemos um festival de Inverno decente nunca tivemos um festival de outono e muito menos de Primavera...

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 04/NOVEMBRO/2010
De: Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Cidade: Camanducaia. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 

O Prefeito Célio de Faria Santos esteve reunido no dia 04 de novembro pp, em seu gabinete com o staff da Copasa.
Segundo o Diretor Valério uma Ação intentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos teve o deferimento de uma liminar que suspendeu todas as obras licitadas no Estado de Minas Gerais, que seriam entregues a empresas terceirizadas. Entre elas estava a licitação de Camanducaia e Monte Verde prevista para o dia 05/11/2010.
Entretanto, a recuperação das ruas de Monte Verde que estava prevista para este ano teve sua Ordem de Serviços suspensa por esta liminar e a previsão dos reinício dos trabalhos no
Município, provavelmente em fevereiro de 2011.
A Procuradoria do Estado intentou Agravo para suspender os efeitos da liminar e a decisão deve sair em 15 ou 30 dias.
 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 05/NOVEMBRO/2010
De: Vicente Forlenza Neto.
Cidade: Monte Verde. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

A implantação da rede de esgoto está paralisada e sua conclusão é incerta,
pois já tivemos varias reuniões com prazos para a retomada dos serviços e
estes prazos nunca foram obedecidos!
Os vereadores em uma iniciativa própria estiveram recentemente na Copasa BH
e novamente foram informados da intenção na retomada dos serviços para breve
com conclusão prevista para 01-06-2014!
Mas o principal entrave para que não estouremos o prazo de 05 anos está na
construção da ETE (estação de tratamento de esgoto). Anteriormente foi
selecionado um terreno nas terras da Cia Melhoramentos que se mostrou
inadequado. Um novo local deveria ter sido escolhido, mas até a presente
data não existe nada de concreto.
A Copasa, por sua vez, depende de uma ação da Prefeitura junto a
Melhoramentos para que se disponibilize outra área onde poderia ser
construída a ETE.
Portanto é imperativo que estes entraves burocráticos sejam imediatamente
superados, pois temos pouco mais de 24 meses para resolvermos esta questão!
Vicente Forlenza Neto

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 05/NOVEMBRO/2010
De: Egydio Coelho da Silva, presidente da Associação Comercial de MV (ACMV).
Cidade: Monte Verde. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

Recebi telefonema do Sargento Vantuir me informando que a PM-MG deseja assumir imediatamente o Quartel, que se encontra praticamente pronto na entrada da cidade.
Como faltam algumas coisas a ser concluídas, tais como: muro ao redor do imóvel, portas, janelas e até pia, que precisam ser substituídas, me solicitou a possibilidade de utilizar o dinheiro depositado há sete anos atrás, por moradores e empresários de MV na conta 5.700-2, agência 1.020, do Bradesco,  para ajudar no término da obra.
O total depositado foi de 20 mil reais, acrescidos de juros, hoje tem um saldo disponível de 27.477,11. O sargento Vantuir informou ainda que já dispunha de mão de obra obtida graças a colaboração de profissionais do Distrito, portanto, necessitaria apenas de fornecimento de material de construção. Afirmou ainda que a inauguração está prevista para o dia 18 de dezembro próximo.
Ele me passou o número do telefone do Tenente Coronel Sérgio, comandante do 20
Batalhão de Pouso Alegre, o qual confirmou as informações e nos convidou a estar presente à inauguração.
Em face desta confirmação, procuramos agilizar a entrega do material para que as abras não se atrasem. Antes, porém, consultamos vários diretores da ACMV, inclusive Roberto Lucas, que, junto com Leandro Rosa, teve a iniciativa de motivar a população a colaborar na arrecadação desse dinheiro.
Assim solicitei ao nosso associado, Égon Boettcher, colaboração no sentido de levantar quais os materiais seriam necessários para o término da obra.
Egon, com a participação do associado Rubens Gelschyn, efetuou o pedido de material procurando preço menor e ainda obteve alguma doação de material de empresários e moradores, que amam Monte Verde um pouco mais do que a média da população.

As obras estão em andamento e acreditamos que o quartel será inaugurado na data prevista. Abs. a todos e agradecimentos aos que colaboraram direta ou indiretamente. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 15/NOVEMBRO/2010
De: Clarinda Okamoto.
Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

Boa noite a todos!
Há muito que procuro uma pessoa de nome Eraldo Lisboa. Por meio da reportagem denominada “Esquilo paulistano vem morar em MV – uma história de consciência ambiental”, por Suely Silva. 
Publicado em 16/01/2007, na Voz da Terra On Line – Monte Verde, referendou o nome Eraldo Lisboa. Através do Google, li a reportagem em pormenores e acredito que essa é a pessoa que procuro.
Há anos o Prof. Eraldo Lisboa (quem eu procuro) foi professor de inglês de meus filhos, em São Paulo. Hoje estes já adultos, e eu, eternamente grata a ele pelo progresso da vida de meus filhos, gostaria de entrar em contato com ele. Seria possível passar meu email,
clarinda.okamoto@ajato.com.br , a ele?  Muito grata, Clarinda.

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 20/NOVEMBRO/2010
De: Marcia Collarile.
Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

Sr. Egydio e a todos os amigos monteverdenses
Estou a algum tempo visitando, curtindo e confesso quase morando na nossa bucólica Monte Verde! ( pelo menos estou com vontade. Posso falar 'nossa'?...rs...)
Essa cidade me inspira e as até as cores da minha paleta mudaram! (sou artista plástica e tenho Atelier em São Paulo, na Vila Maria) e depois que conheci Monte Verde muita coisa mudou.
Lugar romântico... com clima especial para os apaixonados. Monte Verde é festa. Monte Verde respira aventura. Criança, adulto, idoso qualquer faixa de idade curte essa maravilha; tem programa para todo mundo. Respiramos paz quando aquelas lindas paisagens descortinam diante dos nossos olhos... Monte Verde é o olhar do monteverdense; aquele olhar puro, tranquilo, cheio de vida e que brilha com esperanças que tudo vai dar certo no dia de amanhã.

O tempo para essas pessoas lindas é contado de maneira diferente e a gente vive mais feliz ao lado de gente que está de bem com a vida! .
E os problemas da cidade ? (alguém pode não enxergar tantas belezas como eu...) ''Acho que até no Paraíso; se a gente perguntar para o ''Tio Pedro'', ele vai enumerar os problemas do Céu; claro que todos os lugares tem problemas e a gente sabe disso e o que vale mesmo na minha opinião são as , oportunidades, as ações e um pouco de sorte para conseguir o que queremos na vida.
Estarei na torcida positiva para que as autoridades: O novo governador de Minas Gerais, o Prefeito de Monte Verde, e todos aqueles políticos que conheceram Monte Verde um dia... possam fazer algo a mais por esse Paraíso, que caprichem! porque vocês estão com 'a bola da vez'
Deixo um abraço enorme para os amigos que estão me esperando por aí e aos futuros contatos que com toda a certeza farei, na minha próxima viagem.
Em tempo: aos turistas de todo o Brasil e exterior meu recado é um só: Monte Verde é uma delícia também no verão. Tragam biquinis e sunga junto com seu casaco de lã vermelho, ops! - esse é meu! Boas festas! abraços. Marcia Collarile

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 20/NOVEMBRO/2010
De: Maria das Graças Sândalo Tenório.
Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

Sr. Egydio,
Porque cego paga passagem de onibus em Monte Verde? não é lei federal? E os idosos e gestantes não tem lugares marcados na frente do onibus assim como os deficientes?.
Prezada Maria,
Sua observação serve de reivindicação. Como isso depende de Lei municipal, como acontece em São Paulo e outras cidades, acredito que sua sugestão ou crítica construtiva será analisada pelos vereadores e prefeito, que recebem sempre por email o texto das mensagens deste Fórum dos moradores. Grato pela participação. Abs.
Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 24 /NOVEMBRO/2010
De:
Assessoria de atendimento ao usuário (DER-MG).
Cidade: Belo Horizonte. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

PARA: Sr. Vicente Forlenza Neto
Prezado Senhor,
Em resposta à mensagem encaminhada em 21/11/2010, a área técnica da
Diretoria de Operações deste DER/MG prestou as seguintes informações:
- o DER/MG está processando nova licitação pública para a complementação das obras de pavimentação do trecho Camanducaia/Monte Verde;

- o Edital que ordenará a realização do procedimento licitatório deverá ser publicado até o final deste ano, de forma que a complementação das obras nos termos do novo objeto a ser contratado, deverá ter início no primeiro semestre de 2011, após o período de chuvas na região;
- o novo contrato contemplará a pavimentação definitiva da extensão de 05 km de aproximação do Distrito de Monte Verde (Estaca 0 a 250), além de outros serviços complementares ao longo de todo o trecho;

- esse procedimento é requerido para o cumprimento dos prazos e demais requisitos estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93, que impõe, entre outras cláusulas, os limites sobre os acréscimos e alterações nos contratos vigentes. Aquela área esclareceu, na oportunidade, que o projeto originalmente licitado teve que passar por atualizações em função do nível de degradação do pavimento do trecho observado por ocasião do início efetivo das obras. Ou seja, o pavimento existente passou a exigir intervenções maiores e mais onerosas, condição que inviabilizou a restauração de toda a extensão prevista no âmbito do contrato em curso.

Informou, ainda, que, enquanto isso, o trecho permanecerá em manutenção permanente através da Coordenadoria Regional do DER/MG, sediada em Itajubá. Atenciosamente, Assessoria de atendimento ao usuário.

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 30/NOVEMBRO/2010
De: Vicente Forlenza Neto.
Cidade: Monte Verde. Estado: MG. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

...Quanto ao aniversário de Monte Verde entendo que a data de ontem não é
oficial e nem a de 13 de maio de 1976 quando a lei 6.769 regulamentou o
distrito de Monte Verde, mais significativa será a data, em que Monte Verde se
tornar um município; ai sim teremos uma data oficial.
Caro Vicente,
Você não está sozinho em achar que a data mais significativa é a data da emancipação política de um município. Muitas pessoas pensam assim. Tanto que muitas cidades comemoram como "data de fundação  a data de sua emancipação política".
Isto me lembra um diálogo que tive com o diretor do jornal "Correio de Marília", a muito tempo atrás.
Ele ironizava que seu jornal já existia a 10 anos antes da "Fundação da Cidade". É que Marília considerou fundação da cidade a data de sua emancipação política. Provavelmente, o Bradesco - Banco Brasileiro de Descontos S/A, fundado por Amador Aguiar e Laudo Natel, em Marília também já existia antes da fundação da cidade.
Na verdade, existem muitas datas importantes de uma comunidade. Em MV, podemos dizer que a data, em que Verner comprou terras e formou sua fazenda nesta região, é importante; a data, em que Monte Verde passou a distrito, também é importante.
E com certeza, a data em que MV se emancipar - se isto acontecer - também será muito importante. Mas nenhuma dessas datas pode ser considerada a da fundação, nascimento da nossa comunidade. Os historiadores são unânimes em afirmar que a melhor data, na ausência de outra prova do surgimento de uma comunidade, é quando se constata que um bem de uso comum foi construído na cidade.
Quanto à importância da data, é questão subjetiva e você não está sozinho nessa interpretação.
Há quem ache, por exemplo, que a data mais importante do Brasil seria o dia 07 de setembro de 1.822, sua independência política, e não 22 de abril de 1.500, quando o Brasil foi descoberto. Mas se formos procurar o nascimento da comunidade brasileira, com certeza, será a data de sua descoberta.
Na minha opinião, a data do nascimento, seja de uma pessoa, de um bairro, de uma cidade ou de um país, será sempre a mais importante, mesmo porque se a pessoa, o bairro, a cidade ou o país não existissem nenhuma outra data importante de sua vida existiria.

Portanto, entendo que a data de fundação de Monte Verde é e será sempre a mais importante.
E a mais correta, me parece, é quando a fazenda de Verner Grinberg começou a se transformar numa vila, portanto, uma comunidade. Isto é, o dia 29 de novembro de 1.950, quando ele vendeu os dois primeiros lotes da fazenda.
Se adotarmos outra data para fundação, sem dúvida muitos de seus moradores, empresas, inclusive o Bradesco, também dirão: "Nós já morávamos e existíamos em Monte Verde, antes mesmo da cidade ser fundada". Abs. e grato por trazer esse tema à discussão, pois, é da discussão que nasce a luz.
Egydio Coelho da Silva
 

Clique aqui e veja as mensagens anteriores deste Fórum

Primeira página de Voz da Terra - Monte Verde-MG

Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum (por email)

Partici pe ou fale Conosco de qualquer computador

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

Normas adotadas pelo coordenador do Fórum MV/Camanducaia:

1) Oferecer ampla liberdade a todos os participantes na escolha do assunto para informação, opinião, reivindicação.

2) Para não criar inimizades e problemas jurídicos para quem escreve e para o jornal, o Coordenador excluirá as partes dos textos, que contenham:

a) ataques pessoais, ironias ofensivas e denúncias infundadas, especialmente contra pessoas que não exercem cargo público;
b) O Coordenador, quando dispor de tempo e o assunto exigir, fará comentários e explicações sobre o texto a ser repassado e disponibilizado na Internet;


1) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email para:
vtmv@monteverdemg.com.br,  que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque.

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”. Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA).
 

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

 

Documento sem título
LOGIN
Usuário:
Senha:
Documento sem título
TEMPO
Documento sem título
COTAÇÕES

Documento sem título
PARCEIROS
© Copyright 2003 Jornal Voz da Terra Monte Verde-MG ® - Todos os direitos reservados