Documento sem título

 


Documento sem título
PORTAL DE M. VERDE

Associação Comercial

Câmara M. Camanducaia 

Cartão Postal - Mte. Verde

Edições anteriores
Emancipação

Fale conosco

Fórum moradores
Fotos da Cidade
História de Mte. Verde
Horário de ônibus

Hotéis-Mte. Verde

Índice por assunto

Mapa das trilhas

Mapa das ruas
Mapa de Localização
Prefeitura/Camanducaia
Zé Verdinho/prefeito
ROTEIROS
Gonçalves
Cachoeira dos Pretos
Campos do Jordão
SERVIÇOS
Câmara Federal
CEP

DETRAN-SP

Direito - portal

Lista telefônica
Esoterismo - portal

Receita Estadual-MG

Receita da Fazenda

Senado Federal
Tribunal Sup. Eleitoral

Sup. Tribunal de Justiça
Sup. Tribunal Federal
Tribunal de Contas-MG
BANCOS
Banco Real
Bradesco
Caixa Federal
Banco Itaú
Banco do Brasil
Nossa Caixa-SP
Unibanco
IMPRENSA
Fórum de imprensa
Jornais Brasileiros
Jornal dos Bairros-SP
Voz da Terra-Assis-SP
PORTAL REGIONAL
Cachoeira dos Pretos
Camanducaia-dados
Camanducaia - história
Prefeitura-Cambui-MG
Prefeitura de Extrema

Jornal de Monte Verde 

Diretor Responsável: Egydio Coelho da Silva - Diretora de redação: Suely Silva
Rua dos Eucaliptos, 61 - Monte Verde - Camanducaia - MG - Brasil
Fone: 35-3438-2035 - Fale Conosco

Doçuras ou travessuras?

 


A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos.
A festa comemorada no dia 31 de outubro carregada de superstições e influências ocultistas tem uma origem, um significado.

O comando desta folia ficou com a mamãe da Tainá, a Aninha da Boa Montanha.

Como todo ano acontece, algumas crianças se reunem no dia das bruxas para circular por toda Monte Verde pedindo: Doçuras ou travessuras? Neste domingo, mesmo com a chuva que não deu trégua, as crianças vestiram suas fantasias e animaram a avenida Monte Verde.
E quem iria recusar alguma coisas para essas gracinhas de bruxinhas, não é?
O comando desta folia ficou com a mamãe da Tainá, a Aninha da Boa Montanha que no final teve a tarefa de dividir os doces que elas ganharam. E foram muitos! A felicidade foi geral e no ano que vem tem de novo.

Saiba mais sobre o HALLOWEEN - O dia das bruxas
Suely Silva
A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos.
A festa comemorada no dia 31 de outubro carregada de superstições e influências ocultistas tem uma origem, um significado...Vamos verificar qual é a origem verdadeira do halloween?
Essa história tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween, seguindo sua religião chamada, Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados de druidas.
Para os wiccas, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida: o Princípio Feminino ou Grande Mãe e o Princípio Masculino ou deus Cornífero.
Os wiccas acreditam que A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de toda criação. É associada aos mistérios da Lua, da intuição, da noite, da escuridão e da receptividade. A Deusa se mostra com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia (relacionada à bruxa, na imaginação popular).
Da mesma maneira, acreditam que o deus Cornífero é o símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo para si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria.
Na wicca, o deus Cornífero nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor, a Deusa fica grávida, o deus Cornífero morre no inverno e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza.
Daí, então, passou a ser comemorado no dia 31 de outubro, o dia em que o mundo dos homens e o mundo dos espíritos ( lógicamente para os wiccas ! ) estão mais próximos. Ou seja, o Dia de Todos os Santos.
A data de 01 de novembro, para os católicos, não é mera coincidência, pois o "Dia de Todos os Santos", para os católicos, era no mês de maio. Essa mudança aconteceu porque o Papa Gregório III, em 835, mudou a data de comemoração ao "Dia de Todos os Santos" para 01 de novembro para apaziguar a situação nos territórios pagãos, recém-conquistados no noroeste da Europa, coincidindo com o "Dia de Samhain" (aqui, no Brasil, os católicos fizeram o sincretismo religioso com os deuses africanos e os santos da igreja católica, na época da escravidão).
As colheitas deveriam ser feitas no Samhain, porque acreditavam que criaturas misteriosas, chamadas "Pooka", passavam a noite destruindo ou contaminando tudo o que sobrou nos campos.
Para apaziguar esses espíritos malignos, eles acreditavam que era necessário deixar comida para eles (daí nasceu à expressão "Travessuras ou doces" ou "Trick ou treat").

Documento sem título
LOGIN
Usuário:
Senha:
Documento sem título
TEMPO
Documento sem título
COTAÇÕES

Documento sem título
PARCEIROS
© Copyright 2003 Jornal Voz da Terra Monte Verde-MG ® - Todos os direitos reservados