VOZ DA TERRA
Jornal de Monte Verde 

Diretor Responsável: Egydio Coelho da Silva - Editor: Renato Coelho da Silva
Rua dos Eucaliptos, 75 - Monte Verde - Camanducaia - MG - Brasil
Fale Conosco
- Bem-vindo !
FÓRUM DE MONTE VERDE / CAMANDUCAIA
 

VOZ DA TERRA – 30 DE ABRIL DE  2.003

Email recebido

De:Júlio César N.

Cidade: São Mateus de Minas. Estado: MG. País: Brasil.
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 

Prezado Egydio,

 Acredito que o jornal virtual "Voz da Terra" vem sendo a principal ferramenta para divulgar as boas e más notícias da região. Este é o único espaço imparcial que temos em Camanducaia para expor nossos problemas, tornar público nossas reclamações e alertar para as incoerências e descasos com o município.

Vou tocar num assunto que me deixa perplexo. O modo com que a Cia Melhoramentos trata os munícipes e turistas que adentram em suas terras. Por várias vezes, fui obrigado por homens armados a fazer um caminho diferente daquele que gostaria. Não só eu, mas muita gente é obrigada a dar meia volta. Estes guardas aparentemente despreparados ainda vão causar uma tragédia.

A população e os turistas precisam de uma resposta das autoridades sobre esse assunto.

Que mal um turista pode fazer nas trilhas e caminhos dentro da Melhoramentos?

Eles (Melhoramentos) podem derrubar árvores para impedir o trânsito das estradas dentro de suas terras?

Existem estradas que margeiam o Rio Jaguarí no seu ponto mais exuberante, intransitáveis com árvores derrubadas sobre elas. Isto é legal?

O turismo off road está em pleno crescimento, basta vocês notarem a quantidade de veículos 4x4 e motocicletas para essa finalidade circulando nas ruas de Monte Verde e de todo País. O fora de estrada é um eporte ou hobby praticado por pessoas com enorme conciência ambiental e de grande poder aquisitivo. Camanducaia tem um enorme potencial para esse fim. Nossas autoridades precisam pelo menos se posicionarem a respeito.

Um grande abraço.

Júlio,

De fato, a Cia. Melhoramentos tem tratado a população e os turistas sempre com desconfiança, com a desculpa de que teme que a freqüência maior de pessoas nas suas terras possa facilitar o surgimento de incêndio.

A preocupação é válida, mas não é correta a forma com que a sua administração procede. 

Deveria haver maior diálogo e entendimento para um melhor convívio, pois, a Melhoramentos com seus caminhões velhos e lotados de madeira também é prejuízo e risco para toda a população do município. Todos deveriam ter acesso - ainda que ordenado -  às atrações turísticas, existente em toda área do município.

Vamos colocar o assunto em discussão. Se alguém souber o email da Melhoramentos, favor me passar para que esses textos sejam lhe repassados, para que se manifestem.

Egydio Coelho da Silva

 

VOZ DA TERRA  EM  02 DE MAIO DE  2.003

Email recebido 

De: Maria Lucia

Cidade: Mte Verde - Estado: MG  País: Brasil

 

Olá!

Concordo que, desde a extinção dos DEBATES, o Voz da Terra tem sido o mais abrangente veículo de comunicação e informação sobre Monte Verde e arredores. Parabéns!

Gostaria de alertar a todos sobre um problema seríssimo envolvendo turistas e moradores de Monte Verde: o lixo.

É uma bomba-relógio com a qual convivemos, mas que providências poderiam ser tomadas? Alguém tem sugestões?

Quanto ao perigo de incêndios, é compreensível a preocupação da Melhoramentos. Nem todos os turistas são cuidadosos. Basta ver seu comportamento nos locais aonde eles já têm acesso (vias públicas, trilhas...) A propósito: Qual é o telefone do Corpo de Bombeiros de Monte Verde, ou de Camanducaia, alguém sabe?

Existe? Maria Lucia

VOZ DA TERRA  EM  22 DE SETEMBRO DE  2003

 

Email recebido

De: Alessandro Email: apsilvacdo@bol.com.br

Cidade: Macaé -  Estado: RJ - País: Brasil

 

Boa tarde.
Meu nome é Alessandro e se não me engano já mandei email para vocês.
Sou estudante de engenharia florestal na UFRural do Rio de Janeiro, sou do sul de MG ,Córrego do Ouro que e distrito de Campos Gerais. O meu propósito era de conseguir um estagio na Melhoramentos(fazenda levantina) onde eu já conheco algumas pessoas de onde moro que trabalham nesta empresa. Ate agora ainda não consegui obter o e-mail da fazenda, e olha que eu já procurei na internet no site da melhoramentos , já mandei e-mail para a escola que fica dentro da fazenda e ate agora sem sucesso. Então visitando a home page de vocês decidi tentar mais uma vez para ver se consigo o e-mail da fazenda.Naquelas noticias do jornal virtual vi reclama coes a respeito da Melhoramentos então imaginei que por ventura sabiam do email.Se puderem me ajudar ficarei muito grato. Desde já obrigado. Alessandro

Alessandro,

Infelizmente não tenho o email da Melhoramentos. Colocarei sua mensagem no nosso fórum de moradores; acho que se alguém souber lhe dará resposta.

Att. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 27/11/2011
De: Soraia Nigro (Holofote –Assessoria de Imprensa).

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia
 

Oi Egydio,
Segue resposta da Melhoramentos para ser publicada no jornal.
"A Melhoramentos informa que a estrada de acesso entre a empresa e Camanducaia é constantemente fiscalizada e que os caminhões da empresa cumprem a legislação e não transitam com excesso de peso."
Cara Soraya,

Obrigado a você e a Melhoramentos pela pronta resposta.

Há algum tempo atrás houve forte reclamação sobre os caminhões velhos e muito carregados de polpa de celulose ou pasta de celulose, que sempre trafegam na Estrada Monte Verde/Camanducaia. Como se trata de material bastante compacto, a carga evidentemente é pesada.

Lembro-me que, na ocasião, a Melhoramentos alegou que os caminhões não eram dela, mas sim terceirizados.

A pergunta que ainda se faz é se a Melhoramentos, que é uma empresa responsável, não teria meios de, ao contratar os proprietários de caminhões autônomos, excluir dessa contratação veículos que não tenham a mínima condição de conservação e qualidade, para dar mais segurança aos turistas e moradores que se utilizam da Estrada?
Não poderia, por exemplo, pesar esses veículos antes que saiam da Melhoramentos e assim impedir que estraguem a Estrada Monte Verde/Camanducaia?

Acredito que a Melhoramentos irá esclarecer esse assunto, pois, ela sempre teve a preocupação de se apresentar como empresa que faz questão manter a imagem de envolvida com o crescimento sustentável.
Antecipo meus agradecimentos pelos esclarecimentos. Abs.
Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 22/12/2011
De: Cláudia Kucharsky, diretora de redação da Holofote –Assessoria de Imprensa.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia
 

A Cia Melhoramentos de São Paulo apresentou, na última terça-feira, dia 20, no auditório da Escola Rural Paritular Alice Weiszflog, o selo FSC recebido este ano pela Cia; destacou-se a importância dessa certificação do Forest Stewardship Council (FSC), uma organização que estabelece padrões para gerenciamento responsável das florestas.
O evento reuniu várias autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Monte Verde (sic), os secretários de Educação, Turismo, Saúde e Infra-Estrutura, representantes da Polícia Militar e Ambiental, da Polícia Civil, dentre outros importantes representantes da comunidade local.
“Essa localização nos confere uma responsabilidade muito maior, pois os turistas, além de apreciar as belíssimas paisagens, também estão vigilantes com as nossas atividades protecionistas da natureza”, ressalta Sérgio Sesiki, superintende da Cia.

Prezada Cláudia,

Parabéns a Melhoramentos pela conquista desse selo.

No dia 27 de novembro solicitei de sua colega, Soraia Nigro, informações sobre os caminhões velhos, com excesso de peso, que transportam matéria prima da Melhoramentos e que dificultam a conservação da Estrada Camanducaia/Monte Verde e colocam em risco a segurança de turistas e moradores de Monte Verde.

Ela até agora não me respondeu ou não conseguiu obter da Melhoramentos esclarecimentos sobre esse assunto.

Se você puder me ajudar, ficarei bastante grato.

Abs. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM MONTE VERDE/CAMANDUCAIA 10/09/2012
De: Mario de Jesus Nascimento.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum de moradores de Monte Verde/Camanducaia

 

Prezados Senhores,

Participei da equipe da Land Rouver há alguns anos atrás e um antigo morador nos acompanhou para uma visita à antiga Vila Poncianos. Este antigo morador, cujo nome não me lembro, contou muito da história da Vila. Fomos com um jeep e duas motos.
Ao chegarmos na Fazendinha, onde era portal de entrada da Vila, abrimos o portão e fomos até a casa do funcionário da Melhoramentos que cuidava do local. Para nossa surpresa, tratou-nos com grosseria e nos expulsou do local.

Não quis sequer ouvir o que pretendíamos. Foi muito triste porque esse antigo morador contou que seus avós moravam na Vila e dela agora só resta um fogão de lenha, as telhas do telhado da igreja estão lá ainda no chão.

Lembrou-se de que, quando era criança, costumava com seus amiguinhos brincar na Vila, que na época tinha muitas coisas que mostravam como ela era.

"As vinhas plantadas pelos antigos moradores permanecem lá até hoje", disse ele.
Contou que visitava a Vila em companhia de sua tia por motivo religioso, pois havia uma tradição antiga de celebrar a "carpição", que começava em agosto e era repetida por três vezes seguidas.
Explicou que a celebração religiosa era feita da seguinte forma: após orações praticadas por todos, cada um pegava um pouco de terra na mão e dava a volta na igreja e colocava a terra  que traziam em suas mãos num só lugar. Isto era feito em agradecimentos às benções recebidas.
Acho que as autoridades de Monte Verde e todos os que se preocupam com o turismo deveriam se esforçar para conservar esse patrimônio histórico.

Infelizmente, a Melhoramentos não está tendo a preocupação em preservar esse local que é histórico e turístico, pois até expulsam quem ousa visitá-lo. Consegui fazer algumas fotos do local e, se houver interesse, posso até lhes enviar.

Saiba mais sobre a Vila Ponciano.

Clique aqui e veja as mensagens anteriores deste Fórum

Primeira página de Voz da Terra - Monte Verde-MG

Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum (por email)

Partici pe ou fale Conosco de qualquer computador

(Não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia o email)

Normas adotadas pelo coordenador do Fórum MV/Camanducaia:

1) Oferecer ampla liberdade a todos os participantes na escolha do assunto para informação, opinião, reivindicação.

2) Para não criar inimizades e problemas jurídicos para quem escreve e para o jornal, o Coordenador excluirá as partes dos textos, que contenham:

a) ataques pessoais, ironias ofensivas e denúncias infundadas, especialmente contra pessoas que não exercem cargo público;
b) O Coordenador, quando dispor de tempo e o assunto exigir, fará comentários e explicações sobre o texto a ser repassado e disponibilizado na Internet;


1) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email para:
vtmv@monteverdemg.com.br,  que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque.

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”. Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA).
 

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

 

Documento sem título
LOGIN
Usuário:
Senha:
Documento sem título
TEMPO
Documento sem título
COTAÇÕES

Documento sem título
PARCEIROS
© Copyright 2003 Jornal Voz da Terra Monte Verde-MG ® - Todos os direitos reservados