VOZ DA TERRA - jornal impresso e virtual de Monte Verde-MG - Brasil

Diretor: Egydio Coelho da Silva

ESPORTES: fevereiro de 2002 a novembro de 2.003

Matérias recentes no final da página

VOZ DA TERRA  (Impressa)– 01 DE FEVEREIRO DE  2.002   

Monte Verde é campeão regional

Adãozinho do S. Caetano deu uma mãozinha para Monte Verde e desequilibrou o jogo a nosso favor. Itapeva também estava reforçada de três jogadores da Portuguesa. Nossos “cartolas” foram mais eficientes.

 

 

Monte Verde venceu o Futebol Clube de Itapeva por 3X1 e sagrou-se campeão regional.

 

A Comissão Técnica (Ditão, Sérgio e Cebolinha)  e toda Monte Verde agradecem Adãozinho (foto abaixo) do São Caetano, vice-campeão brasileiro, pela sua participação na final. E o agradecimento da Comissão Técnica se estende a todos os comerciantes de Monte Verde, que apoiaram nosso Monte Verde Futebol Clube.

Cebolinha aproveita para informar que o time já tem até site na internet: www.monteverdefutebolclube.hpg.com.br

 

VOZ DA TERRA impressa -  MARÇO/ABRIL DE  2.002

 

 Lefontene é campeão da taça Downhill

 Tríplice Coroa de Downhill, o campeonato, que acontece todo ano em Guarujá, Paraty e Ilha Bela, teve, como campeão da segunda etapa em Paraty, o monteverdense Lefontene de Oliveira, 14 anos.

Lefontene, participou, como estreante no campeonato, nas categorias juvenil e elite e venceu com um tempo abaixo da média. Ele já participou do campeonato paulista de Downhill e campeonato brasileiro, ambos em 2001, chegando a obter, respectiva-mente, o terceiro e quinto lugar. Na prévia para o mundial, a seletiva do Pan Americano, Lefontene ficou em terceiro lugar. É um campeão por natureza, mas confessa ter ficado surpreso com o título.

“Sabia que estava bem na descida de montanha, me sentindo confiante. Mas, chegar em primeiro foi realmente uma surpresa emocionante”, confessa ele.

Segundo seu instrutor, Zelito, que vem se empenhando em formar campeões em Montainbike há dez anos em Monte Verde, esse campeonato de Downhill exige muito preparo, por se tratar em descer com obstáculos de pedras e lamas em alguns trechos, mas foi tarefa fácil para o campeão que sempre treina nas trilhas do Platô e  Selado. Orgulhoso do campeão, Zelito, pretende fazer outros campeonatos em Monte Verde. “Precisamos do apoio da prefeitura local e do comércio. Achei bacana a união dos prefeitos das cidades de Ilha Bela, Paraty e Guarujá. É bom para todo mundo. A cidade cresce e ganha nome nacional”, explica Zelito. Segundo ele, a Prefeitura cortou o ônibus, que levava o pessoal para os campeonatos e, por isso, precisaram contar com o apoio de poucos, que se empenham e acreditam no esporte.

E ainda nem começou o Campeonato Brasileiro, mas a galera está se desta-cando como sempre, pois Monte Verde tem história em montainbike, revelando, a cada ano, novos campeões. Isso graças aos patrocinadores: Pousada Jardim Monte Verde, Carlinhos dos pães, Drogarias Santos e Gabriela, Multsport Mantiqueira, Bikelito e claro o pai do campeão o João do Chalana.

A terceira e última etapa do campeonato Downhill acontecerá dia 17 de março em Ilha Bela, onde Lefontene tem grande chance de trazer a taça para MV. Vale a pena lembrar que só falta o seu apoio!

(até o fechamento do VT a terceira etapa ainda não havia realizado)

 

VOZ DA TERRA  EM  04 DE AGOSTO DE  2.002 

Email recebido 

De: Ana Lucia Del Pozzo.

Cidade: São Paulo-SP-Brasil

 

Bom dia!!

Somos um grupo de amigos, composto aproximadamente de 15 pessoas (São Paulo/Capital)...

Estamos à procura de lugares novos e aventuras...

O nosso interesse no momento é: conhecermos Monte Verde/MG e, se possível, praticarmos um esporte conhecido como Arvorismo, (que, no caso, não sei se vocês têm alguma informação sobre o assunto mas que, se puderem nos encaminhar à algum site ou telefone em que possamos entrar em contato sobre aventuras já é de nosso agrado).

Visitei ontem, o site de vocês e achei muito interessante, porque lá temos informações diversas sobre estadia em hotéis, pousadas e chalés o que muito nos interessa, uma vez visitantes dessa cidade, vamos nos acomodar em algum canto aconchegante daí...

O nosso passeio irá acontecer nos dias 7 e 8 de setembro...

Ficamos no aguardo de sua resposta, e esperamos em breve estarmos juntos nessa cidade!!

Grata pela atenção dispensada,

Ana Lucia Del Pozzo

Ana,

Confesso que não sei o que é arvorismo. Gostaria que alguém, que conheça, explique. Acredito que mais gente como eu não sabe do que se trata.

Grato.

Egydio Coelho

 

VOZ DA TERRA  EM  05 DE AGOSTO DE  2.002 

Email recebido 

De:  Wilson Catapani

Cidade: São Paulo-SP-Brasil

 

Prezado Sr. Egydio :

Eu também não tenho certeza , mas se não me engano arvorismo é uma modalidade de locomoção ou escalada através de cordas  ou cabos que levam o esportista por entre sucessivas árvores , a uma grande distância do chão. 

É como se fosse um "rappel" em que o praticante move-se entre  árvores , geralmente de grande porte. 

Se não estou enganado, vi algo sobre isso talvez na televisão ou em alguma revista, mas nunca vi ninguém praticá-lo em Monte Verde.

 Atenciosamente

 Wilson Catapani

VOZ DA TERRA  EM  08 DE AGOSTO DE  2.002 

Email recebido 

De:  Nélson Salles

Cidade: ?l

Arvorismo ?

Tentem este endereço   http://www.venturas.com.br/empresas/arvorismo.asp  

Acessei o site acima e abaixo transcrevo trecho que, me parece, é suficiente para se saber o que é esse novo esporte.

Egydio Coelho

 

Informações sobre a atividade:
O arvorismo é o mais novo esporte de aventura praticado no Brasil. Proporciona um íntimo contato com a natureza, além de agradar muito as pessoas que gostam de emoção e superação de desafios.

Pode ser feito em 2 tipos de circuitos: os circuitos acrobáticos exigem coordenação, equilíbrio e uma dose de coragem dos praticantes. Estando sempre presos a um cabo de segurança, os participantes escalam redes e árvores, caminham sobre cabos de aço, equilibram-se em estribos, atravessam pontes suspensas e deslizam por tirolesas, além de ajudarem os companheiros nestas e outras atividades (rapel, subir e descer em plataformas etc). Este circuito é bastante procurado por empresas, que usam essa forma de "lazer" em treinamentos ao ar livre.

Já nos circuitos contemplativos, o praticante caminha suspenso entre as árvores usando passarelas, sempre protegido por redes. Esta prática tem sido usada também por biólogos e cientistas para estudar a fauna e flora existentes nas copas das árvores.
Há diversas atividades para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade, totalmente monitoradas por instrutores especializados em técnicas verticais e resgate, além da equipe de apoio que controla todo o circuito.

Resultados:
As principais atividades (todas envolvendo altura) trabalham conceitos como autocontrole e superação de limites, e as tarefas competitivas exploram conceitos e habilidades como criatividade, poder de decisão, espírito de equipe, gerenciamento de risco e tempo e importância da segurança. O arvorismo cria naturalmente um clima de sinergia e motivação no grupo.

Conceitos mais relevantes:
Superação de limites, poder de decisão, integração, autocontrole e autoconfiança, espírito de equipe, motivação, gerenciamento de risco e tempo.

Duração:
O arvorismo tem duração recomendada de 3 horas a 2 dias, sendo desenvolvido das seguintes maneiras:
» Atividade simples (todos os participantes percorrem o o mesmo circuito).
» Atividade conjugada (vários circuitos de dificuldades o e perfis diferentes).
» Mini treinamento (estudo e treinamento em conjunto com os instrutores das técnicas e equipamentos, além da prática em diversos circuitos).
» Competição entre equipes (as provas são realizadas nos circuitos). Uma reunião pré-atividade é necessária para a nossa equipe explicar as regras, e uma pós-atividade é realizada para avaliação e troca de informações.

VOZ DA TERRA  EM  11 DE AGOSTO DE  2.002 (fee)

Email recebido 

De:  Wilson Catapani

Cidade: São Paulo-SP-Brasil

 

Ola Sr. Egydio!!!

Primeiro gostaria de agradecer a possibilidade que me foi concedida em participar desta lista de emails a qual o sr. envia as noticias e mensagens de outros. Este mecanismo do VT é sem duvida um meio que possibilita congredar e dessiminar idéias fundamentais para o futuro de nosso distrito. Meus parabens!!!

Bem não pude deixar de ler as ultimas noticias e dentre elas gostaria de acrescentar algo no que diz respeito a arvorismo ou arborismo. Existem muitos aspectos a cerca deste assunto, pois arborismo, pode ser  Tanto uma prática esportiva que com o auxilio de corda e outros equipamentos vindos do alpinismo o praticante se locomove entre arvores com o objetivo de transpor os obstáculos criados e manter um contato mais intimo com um habitat pouco comum para os adultos e muito conhecido das criancas - a copa das arvores. Surgida em meados dos anos 80 ou 90 ainda no seculo XX esta nova modalidade comecou a ser muito difundida na europa, principalmente na frança em florestas de pinheiros, onde surgiram os primeiros parques temáticos sobre o assunto. Aqui no brasil temos uma área para a pratica em um parque instalado sobre postes de eucalipto e estruturas artificiais no municipio de brotas. A agencia Multsport Mantiqueira aqui em Monte Verde organiiza atividades de arborismo em parceria com a chacara adélia; ou tambem, a atividade cientifica de coleta de sementes, poda ou observação de fauna são algumas das utilidades criadas a partir de técnicas vindas do alpinismo. O COPERA uma organização nao governamental desevolve cursos sobre o assunte e esta formatando um especialmente de coleta de sementes para fins cientificos e de reprodução de espécie.

  Espero ter ajudado para maiores informações

 

VOZ DA TERRA  EM  26 DE AGOSTO DE  2.002 (fee)

Email recebido pela ACMV 

De:   Lajos Bodnar

Cidade: Monte Verde- Camanducaia-MG  País: Brasil

 

Caro Egydio!
Luta livre entre dois seres "pensantës" e assistidos por outros iguais por mim tudo bem! O dinheiro é deles!!!!
Só não aceito que envolvam inocentes como os animais, mas no caso parece que não tem!!!
Um abraço
Lajos Bodnár

 

VOZ DA TERRA  EM  24 DE AGOSTO DE  2.002 

Email recebido pela ACMV 

De:   Hamilton de Carvalho

Cidade: Camanducaia-MG  País: Brasil

 

At.: Sr. Egidio

Prezado Senhor

Tomamos   a   liberdade   de   solicitar  a  V.Sas., consulta (através da associação comercial), aos interessados, se os empresários de Monte Verde, não se oporão ao show de luta livre que esta sendo oferecido graciosamente ao publico deste distrito, no dia 22 de setembro de 2.002. O Prefeito de Camanducaia acredita que será benefício, porém deseja a opinião dos srs.

Cordialmente

 Hamilton de Carvalho

Em tempo: favor responder com brevidade, pois dependemos de sua responta para fechar com o pessoal do show.

Resposta do presidente da ACMV:

Sr. Hamílton de Carvalho,

Grato por nos consultar sobre o assunto. No dia 24, quando da Assembléia Geral da ACMV para a eleição da nova diretoria (que tomará posse definitiva no próximo dia primeiro de setembro), consultei a todos e o consenso a que se chegou sobre o assunto é o seguinte:

1) Eventos sempre interessam a Monte Verde tanto para turistas como para moradores; 

2) Essa luta livre é um esporte em forma de brincadeira para adultos, que sabem interpretar os "golpes baixos" e aceitáveis já que não se trata de uma competição, mas sim brincadeira e show;

3)Assim, todos concordaram que esse show de luta livre seja realizado em Monte Verde, desde que observadas as seguintes restrições:

a) que se realize em recinto fechado; b) seja observada a proibição a menores de acordo com as normas do Juizado de Menores em vigor na Comarca de Camanducaia; c) que seja observado o horário para que não incomode os vizinhos com barulho excessivo depois das 22h.

Atenciosamente,

Egydio Coelho da Silva, presidente da Associação Comercial de Monte Verde

 

 VOZ DA TERRA  EM 19 DE SETEMBRO DE  2.002 

Email recebido 

De: Fiorella

Cidade: Monte Verde-MG - País: Brasil

 

 At.: Egydio
Você poderia me ajudar a divulgar o Enduro?
Aguardo retorno
Grata
Fiorella


CAMPEONATO PAULISTA DE TREKKING
ENDURO A PÉ - NOTURNO
ETAPA ALPINA MONTE VERDE
Data: sábado 28/09/02
Horário de iníco das largadas: a partir das 19:00hs, a cada 3 minutos (93 equipes já inscritas) Local: Av. Monte Verde, 946 - Centro ao lado da loja Alpina - MV (Centro de Apoio ao mEco-turismo)
Monte sua equipe de 3 a 6 pessoas e inscreva-se no local Maiores informações visite os sites:
www.enduroape.com.br e www.alpinamv.com.br

 

 

VOZ DA TERRA  VIRTUAL (on lne) EM  23 DE SETEMBRO DE  2.002

 

 Luta Livre foi atração deste domingo

 

O show de luta livre que aconteceu dia 22 de setembro em frente à rádio conseguiu atrair muitas pessoas. Mesmo com duas horas de atraso e com problemas técnicos de som, o show foi um sucesso, embora as crianças tenham sentido medo ao ver a caveira e outros personagens macabros. A lutadora Cíntia, que exibia poucos trajes apesar do frio de Monte Verde, foi talvez, a sensação da noite para muita gente que esperava ansioso o inicio da luta.

Antes dos lutadores subirem ao palco, o cantor monteverdense Tibério, que está tendo o apoio da equipe Bob Léo da Band, deu uma canja e animou a platéia feminina.

Apesar das exibições mirabolantes dos lutadores da equipe Bob Leo, segundo muita gente que estava presente, faltou mais segurança e isolamento do ring. As crianças com razão sentiram muito medo, pois toda hora, um lutador saltava para fora do ring, causando a impressão que ia massacrar as crianças, o principal público da luta.

Mas, para o alívio de muitos que foram contra a luta livre em espaço aberto com pouca segurança, o show acabou bem e foi um divertimento e tanto para o pessoal da vila de Monte Verde, tão carente de eventos. Esperamos que os que patrocinaram este evento, contribuam também para outros eventos que poderão ocorrer na cidade, principalmente se for ligado diretamente à cultura e educação do nosso povo.

Da pancadaria ao acarajé da Bahia!

 

  Camarão, vatapá, azeite de dendê foram atração da noite de luta livre. 

 

A baiana que prefere apenas ser chamada por Jó, “por que acho meu nome muito feio” diz ela a todos que perguntam, mostrou aos monteverdenses o que é que a Bahia tem, o acarajé. 

A baiana foi contratada por um restaurante em MV e gostou muito do lugar. Já está indo embora para Salvador, mas promete voltar. 

“Estou com saudades dos filhos, marido e do salão” diz ela. Também ótima cabeleireira, Jó se considera mil e uma utilidades. “Sou como Bombril” justifica ela.

A baiana foi realmente o peso certo na noite de luta livre, enquanto rolava a pancadaria, ao lado, bem discreta (apesar dos trajes típicos) lá estava ela envolvida com os bolinhos de feijão, recheados com um delicioso vatapá e camarão, só faltou a pimenta! 

Ah, mas a pimenta ficou por conta do show ao lado e não fez falta nenhuma. 

Diga-se de passagem, conhecendo bem o acarajé da Bahia, o da baiana Jô foi o melhor que comi até hoje, quem nunca havia experimentado com certeza aprovou. Viva o acarajé! E a Bahia, que ajudou a salvar a noite de pancadaria!

Suely Silva  

 

 VOZ DA TERRA  EM 01 DE OUTUBRO DE  2.002

Email recebido 

De: Fiorella

Cidade: Monte Verde-MG - País: Brasil

 

Olá, Egydio,
Você poderia divulgar no Voz da Terra e-mail encaminhado a Esdras Martins, organizador do Campeonato Paulista de Trekking - Etapa Alpina Monte Verde ocorrido neste último sábado 28/09/02:
" Olá, Esdras,
Foi um prazer ter você, sua simpática equipe e os participantes do Enduro a Pé em nosso recém-criado Centro de Apoio ao Eco-Turismo.
Fiquei maravilhada que, com quase 700 pessoas, não foi jogado nenhum pedacinho de papel no chão e nenhuma folhinha foi tocada.
Este evento nos deu extrema satisfação social e ambiental e um exemplo de como se pode ter grandes eventos no centro da cidade, sem poluir, destruir e nem incomodar os vizinhos.
Parabéns e até a próxima.
Fiorella - Alpina - MV"

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 28 DE JANEIRO DE  2.003

Esportes de aventura atrai turista em Monte Verde no verão

A sensação do momento é descer de bote o rio Jaguary, considerado um dos cinco melhores no Brasil para a prática do rafting.

Para quem pensava que Monte Verde é apenas um local para curtir no inverno está redondamente enganado. Agora, com a galera da agência Radix de Extrema, que também está atuando em Monte Verde, você pode viver uma grande emoção neste verão descendo de rafting o rio Jaguary.

A Radix atua em Extrema há três anos sob o comando de Carlos Crescente e seu filho Moisés e de vários instrutores e equipe de resgate. Além do rafting, a agência oferece aos turistas e amantes da natureza, outros esportes como: o parapente, canyoning, trekking, cavalgadas e caminhadas. Sempre com a preocupação em preservar o meio ambiente e oferecer o máximo de segurança aos clientes.

O rafting para quem ainda não conhece é um esporte de aventura que está fazendo a cabeça de muita gente. Parece loucura descer uma corredeira num bote inflável com capacidade para até seis pessoas, mas com ajuda de profissionais nesta prática, os aventureiros podem descer até 13 quilômetros de rio e serem surpreendidos por corredeiras e cachoeiras de até oito metros de altura. O rio Jaguary está entre os cinco melhores rios do Brasil para a prática do rafting, considerado nível quatro e cinco (os níveis vão de um a seis), ou seja, com maior número de obstáculos tornando ainda mais emocionando a sua aventura.

Para encarar esse esporte, em primeiro lugar é preciso se armar de coragem para suportar a adrenalina durante a descida. Os instrutores da Radix praticaram o rafting pela primeira vez no rio Paraitinga, onde aprenderam com ajuda de profissionais todo esquema de segurança. Com muita prática, eles já conhecem cada pedacinho do rio Jaguary. A primeira regra para você, marinheiro de primeira viagem, é ouvir atentamente as instruções antes de entrar no bote, como dicas de segurança comportamento e utilização dos equipamentos.

Para garantir uma boa descida é preciso muita sintonia entre os participantes da aventura, fazendo sempre o que o instrutor do seu bote pedir. “Ter calma, vontade de fazer e confiança no instrutor, seja qual for o esporte de aventura que esteja fazendo é o mais importante” explica Moiséis.

Como qualquer esporte de aventura, os riscos existem, explicam os instrutores. Mas, não se acanhe em encarar o rio, pois a equipe de resgate da Radix está sempre atento para as emergências e quanto a isso você será bem orientado durante as instruções antes da descida. Você estará protegido por colete salva-vidas e capacete.

O segundo passo e dar o seu grito de guerra e seguir os comandos: remar direita, remar esquerda, fazer piso... E tudo na hora certa para que a sua primeira passagem pelo expresso, a primeira cachoeira, seja perfeita. Aí, então é hora do portage, quando você sai da água com os botes, desviando de um obstáculo de risco (considerado nível seis pelos instrutores da Radix), caminha um pouco pela estrada, entra de novo no rio e continua sua aventura até chegar na prainha. Mas, até lá são mais de sete corredeiras que esperam por você. Não se preocupe que tem horas de remanso, que dá até para descansar um pouco. Apenas um pouco, pois no total são três horas de passeio e pura adrenalina que você não deve desperdiçar em nenhum momento.

Coragem! E tenha uma boa descida!

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 28 DE JANEIRO DE  2.003

Dicas para quem vai fazer rafting

É claro que você vai se molhar, então é preciso estar com roupas de lycra, suplex, coton ou tactel, que são mais apropriadas para o rafting.

Nos pés é obrigatório o uso de tênis ou o papete. E devem estar bem fixos na hora de descer as corredeiras.

Capacetes e coletes salva-vidas são itens obrigatórios.

Não solte o remo, ele pode ser extensão do seu braço na hora de um resgate.

Se cair na água procure ficar de costas para a correnteza e fique atento aos guias e equipe de resgate.

Os pés e as pernas devem ficar a frente, no sentido da corrente.

Obedeça sempre as ordens do instrutor remando conforme as suas instruções.

Um item importante é ter consciência ecológica, pensando sempre na conservação do rio e de suas matas ciliares.

 VOZ DA TERRA IMPRESSA ABRIL DE  2003  

Corrida de bóia no rio

Foi realizada em fevereiro, a primeira etapa do Campeonato Paulista de acqua-ride (descida de bóia em cor-redeiras). O Evento aconteceu no córrego Santa Bárbara em São Francisco Xavier, distrito de São Jose dos Campos – SP.

Os competidores precisaram de muita resistência e agilidade para completar o percurso de 3 Km e transpor obstáculo como: quedas bruscas, corredeiras e trechos remansos.

A competição se deu em baterias de 5 atletas largando ao mesmo tempo, classificando o primeiro que cruza a linha de chegada para competir a próxima bateria até a final.

Monte Verde foi representado pelos atletas, André, Alex, John, Luis Augusto e Cristiano (Kiko), com apoio da Pousada Jardim Monte Verde e Multisport Mantiqueira. O evento foi prestigiado por muitas pessoas, alguns moradores de Monte Verde, se aventuraram a cruzar a serra na calada da noite, chegando pela manhã em SFX.

Todos se divertiram principalmente a galera que voltou a pé perfazendo 30 Km (ida e volta) no final do evento, que pique!

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 06 DE MAIO DE  2003

 Zelito, campeão brasileiro de Down Hill

Zelito( Bikelito) trouxe para Monte Verde o título de Campeão Brasileiro de Down Hill( descida de bike em montanhas), que ocorreu no Rio Grande do Sul neste fim de semana.

Seus amigos e Monte Verde ficaram orgulhosos e estão felizes por você. 

S.S.

 

VOZ DA TERRA  IMPRESSA  MAIO DE  2003

 

Zelito traz o título de Campeão Brasileiro de Down Hill para Monte Verde
Parabéns ao Zelito (da Bikelito) que trouxe o título de Campeão Brasileiro de Down Hill para Monte Verde. A final aconteceu dia quatro de maio em São Vendelino, no Rio Grande do Sul, organizado pela Federação Gaúcha de Ciclismo que sediou também, o campeonato Brasileiro de Four Cross. 
Depois de muita luta e batalha por um patrocinador, Zelito conseguiu o apoio da Ciclo Giant Comércio e Importação de Bicicletas e, vem disputando os campeonatos com o que há de melhor no top de linha em bikes DH. E graças ao seu desempenho e esforço, hoje o seu patrocinador oficial é a Kuruma.
Zelito foi vice-campeão o ano passado no Campeonato da Trípice Coroa de Down Hill, passando por sete etapas em várias cidades como: Maresias, Ilha Bela e Guarujá. E promete arrebentar no próximo campeonato que inicia em agosto na cidade paulista de Joanópolis.
Agora que é Campeão Brasileiro de Down Hill, ele deve participar com grandes chances de trazer o título, do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo que acontecerá em julho na Colômbia. De acordo com Zelito e outras equipes que devem disputar o título, é preciso desembolsar em torno de mil dólares. Esse valor inclui passagem aérea, alimentação, transporte de bike e equipamentos. “Qualquer apoio será bem-vindo” pede Zelito. 
Ajude o nosso campeão e contribua para a sua participação no Pan-americano na Colômbia. Entre em contato com o Voz da Terra.

 

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 24 DE MAIO DE  2003

 

II CORRIDA DOS TRABALHADORES EM MONTE VERDE

A II CORRIDA DOS    TRABALHADORES deste ano aconteceu no dia três de maio em Monte Verde. A faixa etária dos corredores foi de 16 aos 65 anos, com a presença de atletas de Belo Horizonte, São Paulo, Pouso Alegre, Monte Verde, Maringá e Guarulhos.

O evento teve a honra da participação do atleta da Mizuno, Elenilson da Silva, que acrescentou Monte Verde ao seu currículo de vitórias: medalha de ouro no Pan-americano – 10.000m, medalha de prata no Pan-americano – 5.000m, medalha de bronze no Mundial de revezamento, tricampeão brasileiro de 5.000m, tricampeão brasileiro de 10.000m e agora campeão dos 8.000m em Monte Verde, onde faz treinamento de corrida em local de altitude. “Além destes, foram vencedores todos os que correram pelo gosto do esporte, e todos que acreditaram na realização deste evento”, disse Fiorella, organizadora do evento.

A corrida que chegou a parar o trânsito, na movimentada avenida Monte Verde durante o feriado, revelou muitos atletas monteverdenses. Aliás, Monte Verde tem tudo a ver com os esportes, apenas é preciso incentivo e apoio de todos os comerciantes e hoteleiros.

No próximo mês, o recém campeão Brasileiro de Down Hill, o monteverdense Joselito Damião participará do Campeonato Pan-americano de ciclismo na Colômbia (se tiver apoio). Parabéns ao Zelito e a todos que incentivam o esporte de Monte Verde. S. S.  

VOZ DA TERRA  IMPRESSA,  DE NOVEMBRO DE 2003 

ESPAÇO DO LEITOR

Como fundador da Escoli-nha de Futebol em Monte Verde desde abril de 2001, venho informar a todos que atualmente venho treinando as crianças na idade de 8 a 13 anos e que hoje já conta com 80 crianças.

Elas treinam três vezes por semana: terça, quarta e sábado. Já participaram de vários amistosos, disputaram campeonatos e pela segunda vez, estão treinando para disputar o Campeonato Sul de Minas que acontecerá em Cambuí e mais nove cidades.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a nossa primeira madrinha, dona Maria Célia, proprietária da Pousada das Hortên-sias, que além de ajudar as crianças, ainda tem acompanhado os treinos nos sábados incentivando-as a serem cada vez melhores.

Queria deixar aqui nesta coluna do leitor a importância que tem o incentivo ao esporte para as crianças de Monte Verde. A Escolinha de Futebol já conseguiu grandes méritos em tirar das ruas as crianças carentes de Monte Verde.

Em nome do futuro dessa geração e de outras gerações que virão, gostaria de pedir a todos os empresários, hoteleiros e comerciantes que nos ajudem com qualquer quantia em dinheiro para a compra de bolas, chuteiras, caneleiras para mais de 40 crianças que são órfãos de pai ou de mãe e não tem condições de comprar. Por isso, eu peço de todo coração que ajude a Escolinha de Futebol de Monte Verde a tirar essas crianças que ficam perambulando pelas ruas, onde só aprendem o que não se deve e corre o risco de se transformar em marginais. A Escolinha de Futebol depende da sua ajuda para continuar a oferecer um esporte de qualidade para nossos jovens com tudo que elas tem direito, como bolas, chuteiras e caneleiras, além do carinho e da atenção que recebem do seu treinador e da primeira madrinha.

Por isso eu peço, não deixem acabar este esporte das crianças.

Mário Lúcio de Paiva  telefone: 34348-1915/2299.  

VOZ DA TERRA  IMPRESSA,  DE NOVEMBRO DE 2003 

Monte Verde Futebol Clube está de camisa nova

Leandro Rosa e Chicão

Um jantar selou a entrega de dois novos jogos de camisa para o time Monte Verde Futebol Clube, no dia seis de novembro no Restaurante Cabeça de Boi.

O MVFC já conquistou vários títulos como: Campeão Regional 2001 e vice em 1998, vice-campeão em São Francisco Xavier-SP e Tri – Campeão Municipal 1999.

Os jogos de camisa foram patrocinados pelas empresas: Kuriuwa Hotel, Material de Construção do Davi, Pousada e Restaurante Pucci.

Também assinaram contrato com o time algumas empresas que irão auxiliar o time como: lavagem de uniformes, remédios para massagens, assistência médica, água e frutas para os jogadores.

São elas: Drogaria Santos, Green Wash, ABMV e Empório da Serra.

O evento contou com a presença da diretoria do Clube, Leandro S. Rosa, Sergio Roberto, Claudemir, Sr. Benedito da Padaria, Chicão, jogadores, empresários e familiares de jogadores.

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 10 DE NOVEMBRO DE 2003 

Email recebido

Nome: Michael Clarke
Cidade: Monte Verde - Estado: MG - País: Brasil

 

Trazendo atletas para Monte Verde

Prezado Egydio,

Eu e minha esposa somos novos moradores de Monte Verde (Sol Nascente, 1562) e estamos ajudando no "marketing" da corrida de 10Km - V Volta da Mantiqueira - que será realizada em Monte Verde no domingo 7 de dezembro (folheto explicativo em anexo). Devido esse marketing a prova já tem um número expressivo de inscritos de São Paulo e Campinas (clubes, empresas etc.). Por ser um final de semana "morto" e que o público de um evento assim é de classe A/B acho que o evento será super interessante para os hotéis, pousadas (alguns já estão oferecendo descontos para os participantes) e comércio em geral. Através do seu site/lista de e-mails tem como divulgar para todos em Monte Verde que a prova vai acontecer no dia 7? Contamos com o apoio de todos para que o evento seja um sucesso e firme-se no calendário esportivo dos atletas que querem participar de uma prova diferenciada em um lugar tão bonito como Monte Verde. Um grande abraço,
Michael Clarke
Tel (SP): (11) 3051 6086
Tel (MV): (35) 3438 2771
e-mail: mclarke@uol.com.br

 

FIM DAS NOTÍCIAS DE EDIÇÕES DE ESPORTE

Esportes - notícias de 2.000 e 2.001

Página principal e índice por assunto

Fale Conosco

 

 

 

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898  

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898

 

XXXXXX

GREEN VILLAGE HOTEL

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar, calefação.A piscina é aquecida e as diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho da vila. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

XXXXXX

GREEN MOUNTAINS HOTEL

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35)3438-1317

e (11) 3258-9898