VOZ DA TERRA - jornal impresso e virtual de Monte Verde, Estado de Minas Gerais - Brasil

Diretor: Egydio Coelho da Silva        

Dependentes, alcoolismo, drogas: dezembro de 2.001a janeiro de 2.003

 (Os textos abaixo podem ser reproduzidos. Solicita-se citar: "Fonte: VOZ  DA TERRA on line)

VOZ DA TERRA  (impressa) 08 DE DEZEMBRO DE  2.001

Alcoolismo 

*Mais uma palestra foi realizada pela OMA-Organização Mantiqueira Ambiental na Escola Karlis Kempis, dia 23/11.

Desta vez foi sobre alcoolismo, com a assistente Social Leila Catapani e Wilson Catapani (diretor da OMA).

 

VOZ DA TERRA impressa -  MAIO  DE  2.002

 

Rainha da Paz há dois anos trabalhando na recuperação de menores

 

Em 1981 o padre José Somett, hoje com 67 anos, vem desenvolvendo um bonito trabalho com

recuperação de menores e dependentes químicos, que iniciou na cidade de Itapetinga e Boituva, interior paulista.

 Há dois anos, o padre Somett vem desenvolvendo o mesmo trabalho em Monte Verde, num local amplo e aconchegante, que foi “batizado” de Rainha da Paz.

Hoje, a sede Rainha da Paz abriga cinco internos e presta assistência a várias crianças carentes de MV e região.

A primeira comunidade, formada pelo padre em Itapetininga, conta com 170 internos de zero a 20 anos e em Boituva abriga 30 internos. Em Monte Verde, a sede abriga aqueles que já estão mais preparados em ajudar os outros, que precisam de tratamento para se integrar de novo à sociedade, conta Clodoaldo, 20, um dos internos.

“Quando procuramos ajuda, fazemos um voto de castidade, de obediência e de pobreza por um prazo de um ano e três meses.     Esta é uma forma de mostrarmos um alto domínio, sendo que a cada ano renovamos este voto”.

Clodoaldo explica que se integrou à comunidade há dois anos e meio e que veio para MV há oito meses.

Os internos podem receber a família num período de três em três meses, sendo que ela também tem apoio lá fora, no CEAFA (Centro de Apoio à família) para um trabalho preventivo, onde a família aprende a lidar com os problemas enfrentados por seus parentes.

Os internos da Rainha da Paz têm como mentor espiritual em MV o padre José Franco, que dá todo apoio necessário para a recuperação e integração na sociedade. As orações são constantes.

Eles rezam o terço duas vezes por dia e  fazem vigília toda primeira sexta feira do mês.

“A droga em si não é um problema; é uma conseqüência de problemas familiares, da infância, do orgulho e de nossas fraquezas.

É preciso estar sempre em oração e acreditar que só cristo salva” diz Clodoaldo que está se recuperando da dependência química.

Em MV, existem alguns voluntários como Carlos e Maria Célia, que estão desenvolvendo aulas de artesanato, culinária, reforço escolar, espiritualidade e brincadeiras também, como forma de contribuir com a formação e reestruturação dos internos e dos rotativos, pois, a sede da Rainha da Paz recebe as crianças de MV, que não têm para onde ir, enquanto seus pais estão no trabalho.

É importante lembrar que só vem para MV aquele que estão preparados para liderar uma comunidade.

“Eles têm que se sentir seguros, pois como em qualquer lugar, o crime, a marginalidade e drogas estão sempre presentes”, diz o artesão Carlos.

 

VOZ DA TERRA VIRTUAL EM l.º  DE MAIO DE  2.002

 

Reportagem local de Voz da Terra

 Polícia apreende mais de cem comprimidos de êxtase

Moradores, vizinhos e turistas sequer conseguiram dormir na madrugada de sexta dia 26 de abril por causa do som alto, que vinha de uma festa numa propriedade particular. 

Após várias denúncias, reclamações no Portal e ligações para a PM de Monte Verde e Camanducaia, o Dr. João Eusébio Cruz, delegado de Polícia do Município, requereu e obteve mandato de busca e apreensão em casa particular.

Dois tabletes de maconha e mais de 100 comprimidos de êxtase, conhecido como a droga do amor, foram encontradas na 

propriedade, onde aproximadamente 37 jovens paulistas, sendo a maioria de Santos, participavam, desde a sexta feira a tarde de uma festa conhecida como Rave (alucinação). 

A festa, que foi um transtorno para moradores da redondeza, que tiverem que suportar o barulho por quase 48 horas, só terminou por volta das 13 horas de sábado com a presença de todo o batalhão local. 

Em operação conjunta, a polícia militar e civil foram até a propriedade e, dentro da lei, devolveu o sossego a Monte Verde e tranquilidade aos vizinhos.

"Durante a operação, foram apreendidos uma quantidade razoável de uma substância parecida com maconha e mais de oitenta comprimidos de êxtase”, disse o delegado João Euzébio de Camanducaia.

Foi preciso um micro ônibus para ajudar a deslocar os 37 jovens, que se encontravam na festa até a delegacia de Camanducaia. Dois deles foram presos em flagrante como sendo os responsáveis pelas drogas apreendidas. A Folha da Tarde e o Jornal da Tarde, de S. Paulo, deram uma pequena nota sobre o assunto.

 

VOZ DA TERRA  EM 13 DE SETEMBRO DE  2.002

Email recebido 

De: Gislene, Excalibur Chalés

Cidade: Monte Verde-MG - País: Brasil

 

Ola! Tudo bem ?

Sou a Gislene.

Venho trazer boas novas:

Venho por meio deste comunicado convidar o senhor  e  amigos para nos prestigiar em uma Campanha de combate a violencia e drogas, na região de Monte Verde.

Os alunos da 7 serie noturno da escola municipal Karlis Kempis, estão promovendo no dia 16 de setembro apartir das 19:00 horas, o dia de consientizacão da comunidade da região contra drogas , violência e a Aids.

Neste dia havera a seguinte programacão:

19:00 horas:

Teatro com a colaboracão de convidados da Nacões Horizontes,

19:30 horas:

Palestra com a Policia Civil de Camanducaia ,

Tema abordado Drogas e efeitos

20:30 horas:

Teatro com os alunos do setimo ano noturno,

21:00 horas:

Palestra com a Doutora Gilce Garcia Costa 

Tema abordado Criancas e Adolescentes

Lembrando que a mesma foi:

Ex acesoura do estado de São Paulo

Ajudou a criar as leis de protecão ao menor carente

E muito mais um curriculo renomadissimo 

21:30 horas

Distribuicão de brindes e folhetos

Ao decorer da progamacão ira haver musicais e filmes.

Desde de ja agradeco a atencão e contamos com sua presenca.

 Ass: Gyza

 Obrigado desde ja. 

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 30 DE OUTUBRO DE  2.002 

Mente e corpo sadio!

Opinião/Suely Silva

São poucas as crianças que sabem aproveitar bem o esporte como lazer e diversão mantendo o corpo e a mente sadia, deixando de lado a ociosidade que muitas vezes levam os adolescentes às drogas e conseqüentemente o início de pequenos furtos. Em Monte Verde, não é nada diferente das outras cidades do interior. Aqui, o problema de segurança e a falta de esporte e lazer para ocupar os adolescentes são problema sério. 

Nos últimos meses tem-se registrado alguns pequenos furtos, carros e bicicletas roubadas e até coisas piores têm sido presenciadas por muita gente em Monte Verde. 

Crianças que amanhã podem vir a ser bandidos já começam atuar, roubando pneus de bikes para vender, ateando fogo em depósitos de trabalhadores e até mesmo praticando furtos em supermercados, roubando balas e doces.

Muitos moradores acham que divulgar tal assunto é acabar com o turismo da cidade, mas não divulgar é ainda mais sério, podendo acabar de vez com a tranqüilidade de quem vive em MV e dos turistas que por aqui passam nos finais de semana.

Monte Verde é um potencial turístico totalmente abandonado pelo poder público. Os policiais trabalham sem nenhuma infra-estrutura e ainda são muitas vezes criticados, não sendo eles os culpados por essa situação. A viatura de polícia é um fusca totalmente sem condições de rodagem. 

Os grandes empresários, juntamente com a administração pública, que por sua vez são os que mais lucram com o turismo de MV, deveriam olhar com mais seriedade para essa questão, investindo em quadras, eventos esportivos, praças e melhorias nas estruturas da escola pública que é pouco aproveitada pelas crianças.

Parabéns a equipe da rádio Comunitária e da equipe Bikelito, que apesar de nenhuma estrutura, são os poucos que ainda pensam no lazer das crianças de Monte Verde.

Lembre-se: “Investir em turismo sem infra-estrutura é suicido”.

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 28 DE JANEIRO DE  2.003

 

Maconha é encontrada no Osasquinho

Na manhã de terça feira,dia 28 de janeiro, foi encontrado pelo delegado de polícia da comarca de Camanducaia, Dr. João Eusébio Cruz, um pé de maconha de quase dois metros de altura, no bairro do Osasquinho na residência do servente de pedreiro, M.S.

A busca foi resultado de uma investigação de mais de vinte dias. O indivíduo foi levado a Camanducaia e será enquadrado no artigo 12, da Lei nº6368/76, na modalidade de cultivo. A planta foi extraída do local e através de uma autorização judicial será destruída.

Suely Silva

 

 

 

(FIM DAS NOTÍCIAS)

 

Índice por assunto

Página inicial - Menu geral  

Fale Conosco

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898