VOZ DA TERRA - jornal impresso e virtual de Monte Verde

Diretor: Egydio Coelho da Silva

NOTÍCIAS DE CAMANDUCAIA: FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2.003

Notícias recentes no final da página

VOZ DA TERRA  EM 06 DE FEVEREIRO DE  2.003

Email recebido 

De: Carina Maria de Almeida

Cidade: Camanducaia - MG - País: Brasil

 

 Poluição ambiental prejudica moradores do Bairro das Antas em Camanducaia-MG

Meu nome é Carina Maria de Alemida, sou de Camanducaia, mas estou cursando ciência da computação em Santa Rita do Sapucaí. Resolvi enviar este e-mail ao jornal da terra porque sei que é um jornal sério e respeitado. E até convidar-lhes é claro, para dar passeio sem compromisso por este local que era um paraíso ecológico e ver no que se trasnformou depois da administração de prefeitos mesquinhos que só querem fazer bem a si mesmos, sem pensar nas consequências de
seus atos. E ainda propor ao jornal Voz da Terra, a realização de uma reportagem neste local. Bem, chega de rodeios e vamos ao fato e a situação deprimente que desejo relatar: Meu pai tem um sítio situado na estrada que dá acesso para o distrito de Monte Verde(nossa famosa Monte Verde) e estamos sofrendo com o descaso da atual administração pública (Emídio Moreira Filho), que insiste em manter em funcionamento um depósito de lixo (lixão popularmente dito), bem próximo a este sítio e a outros moradores que estão bebendo água contaminada com restos de lixo tóxico(veneno de batata,restos hospitalares) devido a alta concentração de lixo a céu aberto que está caindo na água. A prefeitura não toma nenhuma providência. Já fizemos de tudo, falamos com advogados, promotores,outras entidades, e de nada adiantou. Os moradores estão sofrendo com este lixão, pois os urubus, as moscas, bichos peçonhentos e outros vetores de doenças infecciosas e endêmicas invadiram a região, prejudicando a saúde das pessoas. E falando em prejudicar saúde, contar-lhe-eis sobre o senhor Miguel, um honesto cidadão agricultor que mora até um pouco longe do depósito de lixo, que sofre sérias consequências, pois a água que ele consome está seriamente contaminada pelo lixo, que percorre um
caminho que vai diretamente até sua residência. Com isso, este pobre homem está com doenças sérias em consequência da contaminação. Este homem é só mais uma vítima dentre as várias prejudicadas. Não estamos aguentando mais o lixão. Se nínguem tomar providência a contaminação atingirá patamares tão altos, que teremos que mudar deste local. Há!!!?, ainda quero ressaltar que este depósito recolhe lixo da cidade de Camanducaia que possui aproximadamente 20.000 habitantes e outras regiões próximas a Camanducaia. As consequências deste lixão são muitas. É muito lixo para ser colocado numa região tão pequena onde existem pessoas residindo. O terreno possui uma área total de aproximadamente 5 alqueires, que até pouco tempo atrás era do senhor Verner Grinberg, mas não sei porque motivo esse senhor decidiu doar 2,5 alquieires à prefeitura. E então vocês já devem estar imaginando o estrago que a prefeitura irá realizar neste local. A área que foi doada se localiza exatamente naquele terreno de corredeiras próximo a pista, é justamente por onde passam turistas que emanam de toda parte do Brasil. Bem, em minha opinião, isso seria uma coisa ruim para a imagem túristica de Monte Verde. Afinal ninguém em sua consciência perfeita não acharia nada agradável encontrar no caminho de sua viagem um monte de lixo em decomposição e com mau cheiro na beira da estrada e até mesmo caído na pista. Digo caído na pista porque o fato é tão grave que, em breve, os excrementos atingirão um volume tão grande que não haverá mais controle da infinidade de problemas que isto causará, seja em aspectos humanos, econômicos ou pessoais que afetará o desenvolvimento da própria cidade de Camanducaia, bem como o distrito de Monte Verde.
A seguir deixarei os meus dados para que possa entrar em contato comigo. Se possível, retorne o e-mail ainda hoje. endereço do depósito de lixo: Bairro das Antas (estrada para o distrito de Monte Verde).

 

VOZ DA TERRA  EM 11 DE FEVEREIRO DE  2.003

Email recebido 

De: Célio de Farias Santos

Cidade: Camanducaia - MG - País: Brasil

 

A Comarca de Camanducaia é maior do que o município

Hoje, como de hábito, li as notícias do Jornal Virtual de Monte Verde. 

Deparei-me com uma incorreção, a qual embora não macule a essência com que se angulou o artigo não subscrito, entendo que se faz necessário esclarecer um fato ali mencionado, ou seja, quando falamos de Monte Verde, São Matheus de Minas e Camanducaia a conotação mais ajustada seria de município e não comarca. 

A Comarca de Camanducaia, além da sede e dos citados distritos, também abrange o município de Itapeva. Isto por ser uma circunscrição judiciária que difere do município, entendido como uma pequena unidade política,com um mínimo de habitantes capazes de eleger um prefeito. Outrossim, infeliz também foi a comparação de Minas Gerais com Brasília. Mesmo que a considerarmos como Capital ou Distrito Federal, ambas são territórios da Unidades Federativas do País Brasil. Com minhas escusas e s.m.j. do Redator, espero desta forma estar contribuindo para o aprimoramento do jornal.

Célio,

Sempre pensei que a divisão política do município (Camanducaia e distritos de Monte Verde e São Matheus) seria igual à divisão judiciária. Mas pelo que você esclarece a Comarca de Camanducaia é maior e inclui Itapeva.

Grato pela colaboração.

Egydio Coelho

 

 VOZ DA TERRA IMPRESSA DE MARÇO DE  2.003  

Lixão é um problema sério

Já existe na região casos de pessoas contaminadas, principalmente aqueles que moram próximo ao lixão de Camanducaia. Moradores estão bebendo água contaminada com restos de lixo tóxico (veneno de batata, restos hospitalares) devido à alta concentração de lixo a céu aberto que está caindo na água. “A prefeitura não toma nenhuma providência. Já fizemos de tudo, falamos com advogados, promotores, outras entidades, e de nada adiantou. Os moradores estão sofrendo com este lixão, pois os urubus, as moscas, bichos peçonhentos e outros vetores de doenças infecciosas e endêmicas invadiram a região, prejudicando a saúde das pessoas” relata a camanducaiense Carina que já recorreu ao poder público e nada adiantou.

Enquanto o poder público não toma nenhuma providência moradores vão sendo prejudicados.”O fato é tão grave que, em breve, os excrementos atingirão um volume tão grande que não haverá mais controle da infinidade de problemas que isto causará, seja em aspectos humanos, econômicos ou pessoais que afetará o desenvolvimento da própria
cidade de Camanducaia, bem como o distrito de Monte Verde”.Lamenta Carina ao VT.

VOZ DA TERRA  EM 09 DE ABRIL DE  2.003

Email recebido 

De: Antonio Pedroso Junior

Cidade: Sorocaba - SP - País: Brasil

 

Estou a procura de maiores informações sobre o ex-juiz de Direito da Comarca de Camanducaia, dr. Francisco Antonio Gomes Neto, na decada de 50. Inclusive se é possivel adquirir livros de sua autoria.

Sou historiador, e tenho localizado algumas referencias ao dr. Francisco Antonio Gomes Netto, defensor das liberdades democraticas e aplicador correto do direito.

 

 VOZ DA TERRA IMPRESSA 15 DE  ABRIL DE  2003  

Prédio da Prefeitura será tombado

Na opinião de Emydio, o prédio da Prefeitura necessita de reformas urgentes.

Forte polêmica aconteceu, no dia 20 de março na Câmara Municipal, na discussão do projeto de Lei do prefeito Emydio Moreira Filho, que pretende desembolsar 700 mil reais para a construção de um novo prédio para prefeitura.

Durante a reunião da Câmara foi colocado que o prédio da prefeitura precisa ser tombado como patrimônio histórico. E como sugestão, os vereadores indicaram o prédio do Mercado Municipal para sediar a Prefeitura, pois, uma reforma no mercado teria um gasto muito inferior ao levantado pelo prefeito.

Além dos gastos serem menores, a localização do mercado é central e sua estrutura interna não tem paredes, fazendo com que a prefeitura assuma uma disposição moderna como é a tendência atual.

De acordo com o presidente da Câmara Rubens Mungioli, que entende ser um valor expressivo e que não está previsto no orçamento, poderia estar sendo utilizado para outras necessidades básicas e mais urgentes. "Por exemplo, a água potável para São Mateus, Vila da Porteira da Melhoramentos e Ponte Nova, esgoto na Avenida Monte Verde e asfaltamento da estrada", diz Mungioli.

De acordo com o prefeito Emydio Moreira Filho, o prédio, que foi construido há mais de sessenta anos, precisa de uma reforma urgente e deve ser preservado como patrimônio histórico do município. "O cupim comeu todo o madeiramento do forro é preciso trocar imediatamente e transformar o local em Centro Cultural e Museu, onde os turistas poderão visitar e conhecer um dos municípios mais antigos do Sul de Minas".

Quanto à nova prefeitura, o prefeito ainda está estudando o local. "Já temos dois lugares disponíveis, mas é preciso escolher um local mais no centro. A idéia de transferir a Prefeitura para onde se localiza o mercado municipal é inviável", disse o prefeito.

Quanto ao projeto de construção de uma nova prefeitura, foi dado um prazo pela Câmara ao prefeito para que possa reavaliar e considerar as obras mais urgentes do município.

 

VOZ DA TERRA  ON LINE EM 23 DE DEZEMBRO DE 2003

Email recebido

Nome: Délbea Mara Dantas

Cidade: Camanducaia - Estado: MG - País: Brasil  

 

 Sr.Diretor,

O voluntariado tem sido difundido no mundo inteiro. Esse tipo de trabalho é próprio das pessoas que dispõem de tempo, criatividade,  carinho, dedicação, competência e um enorme amor pelo  seu próximo que normalmente não pode contar com essas premissas do dia a dia.

Camanducaia por sua vez não está distante dessa que é a moda mundial. Possuímos aqui  APAE, ASILO, HOSPITAL , CRECHE, todos ansiosos por receber a atenção de quem quer que seja e que esteja disposto a colaborar,ao contrário daqueles que apenas criticam, porém não buscam o verdadeiro objetivo de ser voluntário.

Portanto, fica aqui não apenas a dica, mas o convite,conheçam direito Camanducaia. Délbea Mara Dantas, voluntária da APAE

Délbea,

Parabéns pelo suas idéias e trabalho. É pena que algumas pessoas de Camanducaia só saibam criticar e nada fazem pela comunidade. 

Mas se isso servir de consolo, informo a você que aqui em Monte Verde o fenômeno também existe. Há pessoas que só sabem criticar os poucos que deixam seus afazeres particulares para fazer alguma coisa pela comunidade.

Participe sempre com suas mensagens. Egydio Coelho da Silva 

 

 

 

 

 

= FIM DAS NOTÍCIAS = 

Notícias deste ano de Camanducaia

Notícias de 2.001 e 2002 de Camanducaia

Índice por assunto

Página inicial - Menu geral 

 Fale Conosco

 

Envie mensagem  para Egydio Coelho da Silva a ser divulgada nesta página e repassada a todos monteverdenses cadastrados para o email: vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 

Monte Verde-MG

 

Green Village Hotel 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Frigobar,  interfone, antena parabólica, bosque c/13.000 m2.  Lareira. Sauna.  Piscina.

 Av. do Sol Nascente, 711.  Fone-fax: (0XX35) 3438-1266 /1455

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas: (35) 3433-5518

e (11) 3258-9898

RESERVAS EM SÃO PAULO: (0XX11) 3258-9898 Fax: (0XX11) 3256-0287.

 Website: www.greenhotel.com.br E-mail: gm@greenhotel.com.br

 

Máximas sobre liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento:

 

*“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

 

* “A imprensa, numa vigorosa prestação de serviço, será a memória da cidadania contra o corporativismo de interesses menores, quer no Executivo, Legislativo e Judiciário” (Carlos Alberto Di Franco).

 

“Que o bem da liberdade segue imediatamente os bens da vida e da integridade física, demonstra-se facilmente, pois, a liberdade foi sempre constantemente um dos mais altos fins dos esforços e das aspirações humanas” (Adriano de Cupis).

 

* “Libertas omnibus rebus favorabilior est” ( “Em todos os casos a liberdade é mais favorável”), Brocardo Romano.

 

* “ A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse)

 

* “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo” (Karl Marx).

 

* “A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).

 

“Nossa Constituição Federal (1988) protege, de maneira veemente, o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado” (Oduvaldo Donnini, autor do livro “Imprensa livre, dano moral e dano à imagem...pág.206)

 

* “A medida que a comunicação se torna maior e melhor, fica claro que a intolerância é a verdadeira pequenez do homem”, Spielberg

 

* "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos-ONU, 10-12-1.948).


"Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade".

Rui Barbosa

 

"Infringem a  ética:

o juiz que não julga, 

o promotor que  não denuncia, 

o advogado que não defende, 

o jornalista que não noticia o que sabe ou 

não escreve o que pensa".

Medeiros de Abreu

 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  Voltaire

 

Indenização, em dinheiro, por dano moral somente indeniza a moral de quem não tem moral.

Medeiros de Abreu 

“O interesse coletivo deve prevalecer em relação ao particular”. Ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes em decisão sobre crime de imprensa.

 

 

Os incisos do artigo 5o. da Constituição abaixo só não garantem a liberdade de imprensa, porque foram "esquecidos" pelos que julgam ações contra a liberdade de imprensa:

 

* "IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato";

 

* "V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...";

 

* "IX - É livre a atividade...de comunicação, independentemente de censura e licença";

 

* "XIV - É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".