VOZ DA TERRA - jornal impresso e virtual de Monte Verde

Diretor: Egydio Coelho da Silva

 

Comércio, ambulantes: de abril de 2.000 a dezembro 2.002

VOZ DA TERRA 15 DE ABRIL DE 2.000

Ofício enviado pela ACMV para o prefeito de Camanducaia:

 

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MONTE VERDE

PORTAL DE ENTRADA DA CIDADE:

Av. Monte Verde, n. 1 (administração) e Av. Monte Verde, n. 2 (informações turísticas) Telefones: (035) 438-11549 e fone:fax: (035) 438-1125 Website: www.monteverdemg.com.br E-mail: acmv@monteverdemg.com.br  

Distrito de Monte Verde – Município de Camanducaia-MG-Brasil

 

Monte Verde, em 15 de abril de 2.000

 Senhor Prefeito:

REF.: FISCALIZAÇÃO AOS

AMBULANTES E COMÉRCIO TEMPORÁRIO

 Pelo presente, vimos solicitar-lhe o especial obséquio de V. Ex.ª que se digne determinar a fiscalização por parte da Prefeitura aos ambulantes e comércio temporário, que fazem concorrência desleal com os demais comerciantes em Monte Verde. Outrossim, que os ambulantes sejam notificados para que exerçam suas atividades somente no recinto das feiras livres, conforme determina a legislação em vigor.

Sem mais para o momento, antecipo meus agradecimentos pela atenção dispensada.

 Atenciosamente,

 

Egydio Coelho da Silva

Presidente

 

A Sua Excelência

Senhor Dr. Waldemar Gomes de Oliveira Filho

DD. Prefeito de Camanducaia

 VOZ DA TERRA 27 DE JUNHO DE 2.001

 Prefeitura fiscaliza ambulantes em Monte Verde

 Repórter: Suely Silva  -  Redação final: VOZ DA TERRA

 Os comerciantes da av. Monte Verde encaminharam abaixo assinado ao prefeito Emydio Moreira Filho para solução de problema que está deixando os proprietários de comércio bastante preocupados: a invasão dos ambulantes nas ruas.

Alegaram que, por conseqüência do inicio da temporada, o movimento de turistas anda bem intenso na Avenida e com isso todos querem sua fatia no lucro que é gerado nesses dois meses.

Por isso, o prefeito de Camanducaia, Emydio Moreira Filho, fazendo cumprir a lei nº 0047/94, nomeou um funcionário para fiscalizar os vendedores ambulantes, aluguel de cavalos em locais proibidos e sua pela Avenida e também colaborar na fiscalização do trânsito na avenida Monte Verde.

No feriado de Corpus Christis, o fiscal Antônio Albino de Oliveira teve trabalho para controlar os ambulantes, que tomaram conta das calçadas, atrapalhando o trânsito de pedestres e o comércio local.

Sem falar na poluição visual, pois tinham feiras indianas montadas bem enfrente as lindas arquiteturas típicas européias, que compõem o cenário da avenida principal.

“Nós pagamos impostos, luz, água e aluguel para  manter o nosso ponto durante todo ano, inclusive na baixa temporada, não é justo que os ambulantes se aproveitem do nosso intenso tráfego de turistas para ganhar dinheiro e ir embora sem pagar nada”  reclamam os comerciantes descontentes com a situação.

Graças à presença do fiscal sr. Antônio Albino, o problema dos ambulantes foi solucionado pelo menos no feriado. “Já avisei os ambulantes sobre a lei de proibição, caso eles se recusem a deixar o local, acionarei o serviço da polícia”, diz ele.

Para regulamentar o assunto, o Prefeito baixou portaria, nas qual determina:

A) Fica designado o terreno situado na avenida Sol Nascente, esquina da av. Monte Verde, como local para permanência de animais destinados a aluguel de cavalos. (terreno protegido por lei ambiental)

B) Fica terminantemente proibido a circulação e permanência de animais na av. Monte Verde, no trecho compreendida entre av.Sol Nascente até a rua da Represa.

C)  Fiscalizar o cumprimento da presente Portaria, orientar o trânsito de veículos e fiscalizar o comércio de ambulantes.

O fiscal tem encontrado apoio dos comerciantes, inclusive do Dr. Roberto de Lucas, advogado da Associação Comercial de Monte Verde, que também tem abordado os ambulantes para explicar que sua atividade é ilegal na avenida Monte Verde.

A Associação Comercial de Monte Verde tem se manifestado sempre que a atividade de ambulantes é legal somente se exercida no recinto das feiras livres na Vila da Fonte, pois isto  - antes de ser direito do comerciante -  é direito do consumidor, principalmente do morador do distrito de Monte Verde.

Felizmente, o trabalho da Prefeitura tem dado resultado e já se está vendo mais ordem na Avenida Monte Verde e também o pedestre vê seu direito de ir e vir respeitado.

VOZ DA TERRA – 02 DE JULHO DE  2.001

João José da Cunha

Gerente de Operações - Águia da Montanha

 Sr. Egydio,

Eu pouco expresso a minha opinião em relação aos problemas da cidade, mas agora no caso Ambulantes", eu acho que todos generalizam, tambem sou contra paraiba vendendo rede, mas em Monte verde não se acha rede para comprar, então o que fazer?  

Os outros que todos chamam de ambulantes, como por exemplo, bicho grilo vendendo pulseira e brinquinho, aquele casal que pinta telas que estava estes dias atrás na avenida, ao meu ver, são artesãos, que não bate de frente com o comercio local, exatamente porque o produto deles é diferente do produto do comercio local, caso ninguem saiba, esse tipo de artesão é chamado de "Artistas de Rua" , tomem como exemplo cidades como:

São tomé da Letras MG/ Circuito das Aguas, Caxambu...MG/ Visconde de Maua RJ/ Bonito MS/ Trindade RJ/ Parati RJ/ Campos do Jordão SP/ e varias outras cidades que agora não me recordo, este tipo de artista faz parte, pois o perfil do turista que aqui vem é o mesmo que vai para lá, ele chega de carro importado aqui, gasta uma grana nas lojas, hoteis e restaurantes, mas tambem para fazer um charme para a namorada/ namorado/ filhos/ mulher/ marido, ele tambem compra pulseira e brinquinho, quadros pintado na hora.

E este papo de que é poluição visual, é conversa para boi dormir, pior poluição, é o lago, que teria que ser o charme da cidade, gostei da frase, e é uma droga, fedido e ninguem fala nada.pior poluição ainda é cheiro de merda que rola na avenida, que coitado do Fabio da casa de chá tem que queimar muito incenso para disfarçar o cheiro.

Em se tratando de direitos e deveres, é direito do turista aqui chegar e tudo encontrar, tudo, e dever nosso proporcionar tudo isto para ele.

Em relação aos cavalos parabens a todos pela maneira como foi resolvida esta questão.

Atenciosamente,

João José da Cunha

Gerente de Operações - Águia da Montanha

VOZ DA TERRA – 02 DE JULHO DE  2.001

Texto do debate, coordenado por Walter Monacci  em Monte Verde

Caro João José Cunha:

Gostei de seus argumentos. Mas é necessário lugar apropriado para feira livre de artesanato. Por isso que, na falta de existência de local em Monte Verde para feira de artesanato, nós temos sugerido que deve ser permitida a atividade de ambulante no recinto das feiras livres, que já existem em Monte Verde.

Entendo que sua opinião deve ser divulgada, por isso estou tomando a liberdade de encaminhar sua manifestação para o dr. Walter Monacci (wmonacci@uol.com.br ) para que ele a divulgue no Forum de debates de Monte Verde.

Atenciosamente,

Egydio Coelho da Silva

 

VOZ DA TERRA (IMPRESSA) – 02 DE OUTUBRO DE  2.001

FEIRA MUDA DE LOCAL

A feirinha de frutas, verduras, legumes e afins que acontece todos os sábados, no período de seis da manhã às três da tarde, não se encontra mais na rua do restaurante da dona Dita. As barracas estão sendo montadas ao lado do Campo de Futebol de Monte Verde.

Apesar do motivo da mudança de endereço ter sido reclamação de vizinhos, os feirantes estão felizes com o novo local. 

Os vizinhos, principalmente os clientes e proprietários  do restaurante da dona Dita, reclamavam muito da bagunça da feira.

"Mas, aqui é mais fácil da gente montar as barracas”, diz o feirante Joselino. Os clientes da feirinha também gostaram da mudança. Eles alegam que o antigo local não era um ambiente adequado para fazer compras. 

“Aqui é mais fácil de transitar, por ser mais tranqüilo e fácil de estacionar. 

O antigo local, já era esquisito por ser ao lado de um cemitério de carros, sem falar na sujeira”, diz dona Maria Eugênia enquanto faz suas compras.

E aproveitando que o local está ocioso, é importante lembrar que o terreno onde ficava a feirinha é da Prefeitura, e existe um projeto para construção de uma praça de lazer naquele local.

A feira já vinha crescendo a cada dia, dando lugar a outros tipos de mercadorias, servindo também de espaço  para os vendedores ambulantes. 

Por isso, se tornou necessária a sua mudança para lugar mais amplo.

 

VOZ DA TERRA 10 DE JANEIRO DE  2.002

Email recebido

Micheline matos
Fortaleza-CE - Brasil

Estou absolutamente encantada com Monte Verde, só em ver as fotos pela Internet.Sou jornalista e artesã e tenho interesse em passar uns tempos por aí, mesmo que seja apenas umas férias.Gostaria de receber informação sobre a possibilidade de vender o meu produto (luminárias de vidro para velas, pintadas artesanalmente) em lojas ou feira livre, caso exista.
... Um abraço, aguardo resposta e parabéns pela cidade linda!
Micheline Matos

Resposta enviada:

Em atenção à sua consulta, informo que em Monte Verde seus produtos, com certeza, teriam boa aceitação pelos turistas, como os outros, que são normalmente comercializados e/ou produzidos na cidade.

Informo, porém, que no momento o comércio ambulante na cidade somente é permitido no recinto das feiras livres, que acontecem na Vila da Fonte e não no centro da cidade.

Atenciosamente,

Egydio Coelho da Silva, presidente da ACMV

 

Fórum de empresários, moradores e veranistas de Monte Verde: 17-12-2.002

Email recebido

De: Fiorella Ferro

 

At.: Comerciantes e Hoteleiros de Monte Verde

No mês de agosto/2002 uma pessoa veio a Monte Verde e soltou vários cheques da sua própria conta do banco Itaú, sustando-os em seguida pela alinea 21 (extravio).
Quem tiver recebido algum desses cheques e quiser orientação sobre como proceder para recebê-los, pode entrar em contato com Fiorella pelo telefone (11) 3744-7491 ou e-mail: alpinamv@alpinamv.com.br
Eu também recebi um desses cheques e estou dando andamento a procedimentos.
Ofereço apoio a quem precisar.
Fiorella

 

 

(FIM DAS NOTÍCIAS)

 

Índice por assunto

Página inicial - Menu geral

 Fale Conosco

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

 MONTE VERDE-MG

GREEN

VILLAGE

 HOTEL

 

Hotel pitoresco a 800m do centro. Apt.ºs., calefação no inverno. Piscina, frigobar,  interfone, antena parabólica.  Lareira. Sauna.

 

O Green Village possui uma área de 13mil metros quadrados de araucárias brasilienses. Os apartamentos são aconchegantes, com TV, frigobar. As diárias são com pensão completa, onde é servido um delicioso café da manhã. Um lugar encantador bem pertinho de tudo. Av. Sol Nascente, 711. Reservas: (35)3438-2035 e (11)3258-9898.

Emails: gm@greenhotel.com.br reservas@greenhotel.com.br

 www.greenhotel.com.br   

 

 

Empresas que

apóiam e tornam possível a manutenção destas páginas na internet

 

GREEN

MOUNTAINS HOTEL

 

reservas@greenhotel.com.br

 

O Green Mountains é o hotel fazenda com a vista mais deslumbrante de Monte Verde. Chalés luxuosos com lareira, tv, aquecimento central, restaurante e pensão completa. Além de piscina e lago para a pesca. Um lugar inesquecível para toda família se divertir na montanha.

Estrada de Monte Verde, Km 20

Reservas:

(35)3438-1317 e (11) 3258-9898