*Desde 1.979*
Tradição e seriedade

Prefira os hotéis, pousadas e estabelecimentos,
filiados à Associação Comercial de Monte Verde-ACMV, pois, estão sujeitos a um Código de Ética.

Rua dos Eucaliptos,75 Telefone: (035) 3438-1100.
Website:
http://www.monteverdemg.com.br/ E-mail: acmv@monteverdemg.com.br  Distrito de Monte Verde
Município de Camanducaia-MG-Brasil


CÓDIGO DE ÉTICA

(aprovado na Assembléia Geral Extraordinária do Dia 15/07/1.984)

JUSTIFICATIVA

Considerando que:

  1. os serviços prestados e os produtos colocados à venda, em MONTE VERDE, devem ser de boa qualidade com o objetivo de angariar a confiança pública em todo o Brasil;

  2. considerando que - quando algum empresário serve mal ou vende produto de baixa qualidade a algum turista - isto tem repercussão imediata na imprensa, o que evidentemente prejudica a imagem de MONTE VERDE;

  3. ao contrário, qualquer informação positiva sobre nossa cidade, traz benefício a todos, já que aumenta o fluxo de turistas para em MONTE VERDE;

  4. considerando que, apesar de ser normal e até salutar a concorrência entre si, é imprescindível o espírito de solidariedade e amizade entre os empresários e principalmente entre os filiados à ACMV;

  5. considerando que se entende que os princípios éticos e morais devem presidir toda atividade empresarial,

esta Assembléia Geral aprova o seguinte Código de Ética, a que todos os filiados à ACMV se comprometem a cumprir:

TITULO I – DOS SERVIÇOS E DOS PRODUTOS

Art.º 1.º - Na venda de seus produtos ou na prestação de serviços, os empresários de MONTE VERDE, principalmente os filiados à ACMV, devem ter em mente a preocupação pela qualidade, cobrando do cliente aquilo que lhe parecer justo, evitando exorbitância que possa criar nos turistas a imagem de "exploração"; o que, com certeza lhe propicia bons lucros a curto prazo, mas a médio e longo prazo, prejudica seu estabelecimento e a própria MONTE VERDE.

Art.º 2.º - Em hipótese nenhuma, os filiados a ACMV podem veicular mensagens publicitárias, seja por que meio for, que não correspondam à qualidade dos serviços prestados e ou dos produtos vendidos em seu estabelecimento.

Art.º 3.º - Todos devem se empenhar em melhorar, na medida do possível, os seus serviços e a qualidade de seus produtos.

TÍTULO II - DO RELACIONAMENTO DOS EMPRESÁRIOS ENTRE SI

Art. º 4.º - Os empresários, filiados à ACMV, manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não concorrendo deslealmente uns com os outros, sendo que a competição se dará tão somente pelo aprimoramento de seus serviços e produtos; desenvolverão o espírito de amizade e solidariedade entre si e a concorrência se fará, sempre presidida pelos princípios éticos e morais.

TÍTULO III – DA PRÁTICA ANTI-ÉTICA

Art. 5.º - É considerada anti-ética a prática de:

a) aliciamento de empregados ou profissionais pertencentes ao quadro de empregados dos concorrentes antes e durante as férias e feriados prolongados, bem como deixar de exigir que o candidato a emprego conceda o aviso prévio ao empregador, na forma em que dispõe a Legislação em vigor;

b) aviltamento de preços com a finalidade de prejudicar o concorrente;

c) fazer público índices e dados estatísticos com identificação do concorrente;

d) referir-se depreciativamente pela imprensa ou qualquer veículo de comunicação às atividades internas ou vida particular do concorrente;

Art.º 6.º - Os empresários, filiados à ACMV, sujeitarão as suas desinteligências ao arbítrio da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MONTE VERDE, acatando as decisões, quando não solucionadas entre si.

TÍTULO IV – DAS PENALIDADES

Art.º - 7.º - O associado, que infringir este Código, estará sujeito às penalidades de advertência e exclusão do quadro de associados da ACMV.

Art.º - 6.º - A penalidade de advertência será aplicada pela Diretoria e a de exclusão pela Assembléia Geral Ordinária ou Extraordinária.

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Podem filiar-se à ACMV:

Qualquer firma individual ou coletiva que exerça atividade em Monte Verde: comercial, industrial ou prestadora de serviço.